Vocações |
56ª Semana de Oração pelas Vocações
A coragem de arriscar pela promessa de Deus
<<
1/
>>
Imagem

De 5 a 12 de maio celebramos a 56ª Semana de Oração pelas Vocações promovida pela Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, que este ano tem como lema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”.

 

Na mensagem que deixou para este dia, o Papa Francisco, à luz da passagem bíblica do chamamento dos primeiros discípulos junto do lado da Galileia, convida todos e em especial os jovens a refletirem sobre dois aspetos essenciais no caminho de qualquer cristão: a promessa e o risco. Diz-nos o Santo Padre: “Como na história de cada vocação, também neste caso acontece um encontro. Jesus vai pelo caminho, vê aqueles pescadores e aproxima-Se... Sucedeu assim com a pessoa que escolhemos para compartilhar a vida no matrimónio, ou quando sentimos o fascínio da vida consagrada: vivemos a surpresa dum encontro e, naquele momento, vislumbramos a promessa duma alegria capaz de saciar a nossa vida. De igual modo naquele dia, junto do lago da Galileia, Jesus foi ao encontro daqueles pescadores, quebrando a «paralisia da normalidade» (Homilia no XXII Dia Mundial da Vida Consagrada, 2/II/2018). E não tardou a fazer-lhes uma promessa: «Farei de vós pescadores de homens» (Mc 1, 17). Sendo assim, a chamada do Senhor não é uma ingerência de Deus na nossa liberdade; não é uma «jaula» ou um peso que nos é colocado às costas. Pelo contrário, é a iniciativa amorosa com que Deus vem ao nosso encontro e nos convida a entrar num grande projeto, do qual nos quer tornar participantes, apresentando-nos o horizonte dum mar mais amplo e duma pesca superabundante.”

Toda e qualquer vocação cristã implica partir, percorrer um caminho, escolher aquilo que o Senhor tem para nós, sabendo que Ele não quer outra coisa a não ser a nossa profunda felicidade: “Em suma, a vocação é um convite a não ficar parado na praia com as redes na mão, mas seguir Jesus pelo caminho que Ele pensou para nós, para a nossa felicidade e para o bem daqueles que nos rodeiam.” O Papa Francisco não deixa de exortar os jovens a confiarem plenamente no Senhor, qualquer que seja o desafio que Deus tem para cada um: “Não há alegria maior do que arriscar a vida pelo Senhor! Particularmente a vós, jovens, gostaria de dizer: não sejais surdos à chamada do Senhor! Se Ele vos chamar por esta estrada, não vos oponhais e confiai n’Ele. Não vos deixeis contagiar pelo medo, que nos paralisa à vista dos altos cumes que o Senhor nos propõe. Lembrai-vos sempre que o Senhor, àqueles que deixam as redes e o barco para O seguir, promete a alegria duma vida nova, que enche o coração e anima o caminho.”

 

Materiais disponíveis em: www.vocacoesxpto.net

 

____________


Oração da Semana das Vocações

Deus, nosso Pai,

ao enviares o Teu Filho Jesus, quiseste vir ao nosso encontro.

Queremos agradecer-Te, hoje, por continuares a chamar,

no barco da Igreja, pescadores para o alto mar,

para a missão de chegar a todos.

Concede-nos, pela graça do Batismo,

o dom da escuta da Tua voz

e da resposta generosa.

Desejamos abrir-nos ao “sonho maior”:

discernir a vocação que nos torna servidores da alegria do Evangelho.

Dá-nos a coragem de arriscar, como a jovem Maria,

para sermos portadores da Tua promessa. Ámen.

 

____________


Dia aberto no Seminário dos Olivais

 

Para dar início à Semana das Vocações, o Seminário dos Olivais vai abrir as suas portas a todos. “O Seminário alegra-se por receber a visita de quem quiser vir passar o dia 5 de maio connosco, entre as 10h30 e as 17h30, para assim iniciarmos a Semana das Vocações. Sendo o dia da Mãe, o convite é também para que venham passar o dia em família, cuidando do coração da Diocese que é o Seminário e, com jogos, convívio e partilha, vivermos juntos a alegria de fazer de cada comunidade um seio onde nascem e crescem as vocações cristãs felizes e generosas. Traga almoço para partilhar por favor! No Seminário dos Olivais, esperamos por todos vós!”, convida o reitor do seminário, cónego José Miguel Pereira.

Do programa, destaque para os testemunhos vocacionais, a partir das 11h00, a Missa, às 12h00 e os workshops, a partir das 14h30. O dia aberto do Seminário dos Olivais termina com a oração de Vésperas, às 17h00. “Venha passar um dia no Seminário, conhecendo os que cá vivem. Contamos consigo e com a sua família!”, refere uma nota.

 

____________


Semana.com

Nesta semana de oração pelas vocações são várias as comunidades religiosas que lançam o desafio aos jovens de partilharem o seu dia-a-dia, partilhando os momentos de oração, de refeição ou de convívio. Aqueles e aquelas que quiserem experimentar uma semana diferente, podem-se inscrever em www.vocacoesxpto.net/semana-com.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES