Lisboa |
196ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa
Bispos criam estruturas para a proteção de menores
<<
1/
>>
Imagem

Os bispos portugueses assumiram, em Fátima, o compromisso de criar estruturas de “prevenção e acompanhamento” para a “proteção de menores”, em casos de abusos sexuais.

“Os bispos comprometem-se a criar instâncias de prevenção e acompanhamento em ordem à proteção de menores nas suas dioceses e a atualizar as diretrizes aprovadas pela Conferência Episcopal em 2012, tendo em conta as orientações da Santa Sé”, refere o comunicado final da 196ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que decorreu de 29 de abril a 2 de maio. “A resposta eclesial deve ter as seguintes dimensões: a tutela das crianças; a seriedade impecável; uma verdadeira purificação; a formação; o reforço e verificação das diretrizes das Conferências Episcopais; o acompanhamento das pessoas abusadas; a atenção pastoral ao fenómeno crescente dos abusos no mundo digital e no turismo sexual”, salienta a nota.

A assembleia aprovou ainda a Carta Pastoral ‘Um olhar sobre Portugal e a Europa à luz da doutrina social da Igreja’ como contributo “para ajudar os católicos do nosso País e tantos outros portugueses a discernir os grandes desafios que hoje se deparam na realidade portuguesa e europeia, à luz dos princípios da dignidade humana, do bem comum, da solidariedade e da subsidiariedade”.

Na reunião em que os bispos aprovaram a Carta Pastoral ‘A alegria do amor no matrimónio cristão’, que apela a uma maior ajuda aos casais em crise, foi também aprovada a integração de D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, como novo vogal na Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. Para o próximo triénio, Isabel Figueiredo, diretora de Conteúdos Religiosos da Rádio Renascença, foi nomeada diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, e Fernando Moita escolhido para secretário da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
António Bagão Félix
Na semana passada li uma entrevista com um candidato a deputado (cabeça-de-lista) pelo circulo eleitoral do Porto.
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Com “missão nas férias” não quero propor programas de férias missionárias, nem dizer que a missão está de férias.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES