Lisboa |
Peregrinação Internacional Aniversária das Aparições, no Santuário de Fátima
“Não há maior bênção do que ser chamado por Deus a servir Jesus”
<<
1/
>>
Imagem

O Arcebispo de Manila, nas Filipinas, considera que “maternidade de Maria foi um ato de fé”. Na Missa do 13 de maio, em Fátima, o cardeal Luis Antonio Tagle convidou os peregrinos a escutarem o “chamamento de Deus” como verdadeira bênção.

“Não há maior bênção do que ser chamado por Deus a servir Jesus, a fazer Jesus conhecido, amado e servido. Isto só acontecerá se, como Maria, estivermos atentos à Palavra de Deus, se recebermos Jesus na nossa vida e se vivermos como Jesus viveu”, afirmou o Arcebispo de Manila, perante cerca de 200 mil fiéis, segundo números do Santuário de Fátima.

Na homilia da Missa que encerrou a primeira peregrinação aniversária de 2019, o cardeal filipino realçou “um outro aspeto da maternidade de Maria”: a sua obediência, na fé, à Palavra de Deus. “A maternidade de Maria foi um ato de fé, ao aceitar o convite de Deus para ser a Mãe do Filho de Deus. Maria foi a serva obediente, cuja total entrega e disponibilidade a Deus fez dela a Mãe do Filho de Deus. A resposta de fé que Maria deu à Palavra de Deus, pondo em prática essa fé, tornou completa a bênção de Deus”, apontou, apresentando Maria como “modelo que ensina a encontrar o caminho da verdadeira bênção” e deixando o apelo os pais, e os mais velhos, assumam “com seriedade a responsabilidade de educar os seus filhos na fé”.

D. Luis Antonio Tagle questionou ainda os fiéis sobre os ideais de sucesso do nosso tempo, apontando os contrastes que daí decorrem na vivência da fé. “O nosso mundo de hoje tem imagens de uma vida ‘abençoada’: muito dinheiro, o último modelo de roupas, carros, perfumes e aparelhos eletrónicos, fama, influência, segurança. Estes não são desejos maus, mas Maria, nossa Mãe, faz-nos parar e fazer uma autoavaliação. Será que a fé ainda tem um lugar importante no nosso desejo de uma vida boa?”, questionou o cardeal filipino.

 

Que a voz de Jesus seja mais escutada

O cardeal Tagle considerou que a “voz de Jesus não deveria ser desperdiçada e ignorada”. Na homilia da Missa na noite do dia 12 de maio, após a Procissão das Velas, o Arcebispo de Manila interpelou os peregrinos a deixarem-se “atrair” de novo por Jesus. “Na nossa vida de todos os dias, estamos seduzidos por outros pastores humanos, em cujas palavras mais facilmente acreditamos do que nas de Jesus. Estamos familiarizados com as vozes de pastores terrenos, de cantores, de estrelas de cinema, de publicitários, de políticos”, afirmou o cardeal filipino, lamentando que hoje se sigam mais os “estilos e tendências da moda” do que o Bom Pastor. “Ele guia-nos para a vida eterna, não para um lugar, não para um estilo de vida, mas para a relação com o Pai. O único caminho para o Pai é o Bom Pastor. Escutemos Jesus, olhemo-Lo, amemo-Lo e sigamo-Lo” desafiou. “É a voz de Jesus que tem de ser ouvida e seguida. Não deveria ser desperdiçada e ignorada”, insistiu o cardeal Tagle.

fotos por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES