Lisboa |
Dia 26 de maio, na Igreja da Boa Nova, no Estoril
“Dia Diocesano da Liturgia é um encontro garantido da parte de Deus”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa convidou os cristãos da diocese à participação no Dia Diocesano da Liturgia, que será de “reflexão, convívio e celebração”.

“Festejaremos no próximo Domingo 26 de maio no Estoril (Boa Nova) o Dia Diocesano da Liturgia. Lá nos encontraremos, provindos de muitos lugares do Patriarcado (Lisboa, Termo e Oeste), num dia feliz e repleto de bons motivos: reflexão, convívio e celebração”, começa por recordar D. Manuel Clemente, numa mensagem para esta iniciativa. Na nota, o Cardeal-Patriarca lembra depois os encontros de formação litúrgica que decorreram de outubro a abril. “No presente ano pastoral o nosso Departamento de Liturgia desdobrou-se em ações de formação por todas as Vigararias da Diocese e foram muitos os que nelas participaram com gosto e proveito. De vários lados chegam pedidos para mais ações deste género, como certamente acontecerão. Este Dia Diocesano da Liturgia é já uma delas, especialmente importante”, assumiu, sublinhando que “compreender melhor e celebrar mais conscientemente todos os sinais sacramentais da presença do Senhor ‘no meio de nós’ situa a nossa vida no seu verdadeiro Centro e inextinguível Fonte, para daí irradiar também”. “O Dia Diocesano da Liturgia será uma forte experiência disso mesmo. É um encontro garantido da parte de Deus. Será um encontro bem vivido por todos o que lá formos. Conto convosco!”, termina a mensagem de D. Manuel Clemente.

Organizado pelo Patriarcado de Lisboa, Dia Diocesano da Liturgia vai ter início às 9h30, com o acolhimento, a que se segue, às 10h30, a Oração de Laudes e, às 11h00, a apresentação da diocese. Para as 11h30 está marcada a intervenção do Cardeal-Patriarca, seguindo-se o almoço e, já da parte da tarde, 13 ateliers (‘O Ano Litúrgico’, ‘O Domingo’, ‘O Tríduo Pascal’, ‘A Celebração da Liturgia das Horas’, ‘O Canto na Assembleia Cristã: Música Litúrgica’, ‘A Assembleia litúrgica e sua presidência’, ‘Batistério e Batismo’, ‘Ambão e Ministério da Palavra’, ‘Altar e Eucaristia’, ‘Sacrário e Culto Eucarístico fora da Missa’, ‘Cuidar do Espaço Litúrgico e Alfais: Decoração, Limpeza, Conservação’, ‘Visita aos doentes: comportamento e celebração’ e ‘Celebração Pascal na morte). Esta iniciativa termina com a Eucaristia, às 16h00, com a nomeação dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão e Ministros Extraordinários das Exéquias.

Programa e inscrições: http://bit.ly/dialiturgia

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES