Liturgia |
Os Padres da Igreja ao ritmo da Liturgia
«Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz fulgente»
<<
1/
>>
Imagem

«Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, … Jesus disse-lhes de novo: “A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós”. Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos”». (Jo 20, 19-23)

 

São Gregório (c.329-389), bispo de Sásima, depois bispo de Constantinopla, finalmente bispo de Nazianzo, na actual Turquia, defendeu com grande ardor a divindade do Verbo, pelo que foi também chamado o Teólogo. No âmbito dos seus sermões litúrgicos, encontra-se este sermão (41, 2-2.18) proferido na festa do dia de Pentecostes.

Tratemos com brevidade desta festa [Pentecostes], para a celebrarmos segundo o Espírito. Deixemos aos outros as solenidades de outro género; mas o servidor da Palavra precisa da palavra, e entre as palavras, precisa daquelas que estão mais de acordo com a circunstância. Não se fica mais feliz ao ver coisas belas, quando se ama a beleza, do que se sente alegria ao celebrar as festas segundo o Espírito, quando se amam as festas. Notemos o seguinte: O judeu celebra festas, mas segundo a letra… O grego também celebra festas, mas segundo o corpo… Nós também celebramos festas, mas da maneira que agrada ao Espírito. Ora o que lhe agrada, é que falemos ou actuemos como devemos. Celebrar uma festa entre nós, é juntar para a sua alma alguns desses bens que são estáveis e soberanos… Por isso, devemos celebrar as nossas festas segundo o Espírito… Temos de pôr fim a esta reunião…, mas à festa não devemos nunca pôr-lhe fim. É preciso celebrá-la agora associando-lhe o corpo, e um pouco mais tarde fá-lo-emos de maneira inteiramente espiritual…, no Verbo, Ele próprio nosso Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, na verdadeira festa e na alegria dos eleitos. Com Ele, glória e honra ao Pai com o Espírito Santo agora e pelos séculos dos séculos. Ámen.

(SCh 348, 104-108; Antologia Litúrgica 1955-1957).

 

Foto:

Cúpula do Pentecostes, séc. XII

Basílica de São Marcos, Veneza, Itália

Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES