Lisboa |
Nota da Obra Nacional da Pastoral do Turismo para o início da Época Balnear de 2019
“Acolher cada turista ou visitante”
<<
1/
>>
Imagem

A Obra Nacional da Pastoral do Turismo convidou os cristãos a acolherem os turistas e visitantes. Numa mensagem a propósito da época balnear, são propostas 13 iniciativas de ação pastoral para o verão.

Pretendendo “ajudar as comunidades cristãs a viverem este período do ano como verdadeira oportunidade missionária”, a Nota da Obra Nacional da Pastoral do Turismo para o início da Época Balnear de 2019 deixa “algumas indicações pastorais”, que “não dispensam” a “imensa criatividade a que a missão” apela. Desde logo, o foco deve estar no acolhimento: “Acolher cada turista ou visitante, na consciência de que nada substitui o encontro interpessoal e o testemunho da caridade vivido no encontro sincero com o outro. De igual modo, formar as comunidades cristãs para o acolhimento, seja no âmbito das suas atividades e espaços de ação, seja no compromisso de testemunhar a mesma caridade cristã, nos espaços de trabalho e de atividade turística”. A segunda proposta passa por “redigir uma pequena mensagem de saudação e de acolhimento, a difundir, em pequeno flyer, nos espaços de informação ou de hospedagem dos turistas ou visitantes”, bem como “desenvolver catequeses, conferências, encontros informais, saraus musicais de mensagem cristã, ou outras atividades, a propor aos turistas e visitantes” ou “promover a venda” de “algumas publicações que possam ajudar os turistas e visitantes a redescobrir o amor benevolente de Deus”. Há também que “celebrar convenientemente os mistérios da fé, especialmente a Eucaristia dominical ou ferial” e “proporcionar outros momentos de celebração sacramental, especialmente da reconciliação”, e “outras formas de celebração da fé, incluindo algumas expressões de piedade popular”.

A mensagem, assinada pelo padre Carlos Godinho, diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo apela à afixação dos “horários das celebrações” e à disponibilização do “património religioso, como meio privilegiado de evangelização”, e salienta a importância de “proporcionar, em casas religiosas, o turismo espiritual, para que quem usufrui de tempo de descanso possa reencontrar-se com Deus”. Finalmente, fica o convite às comunidades cristãs para promoverem “alguma ação de solidariedade, a favor dos mais desfavorecidos da comunidade, envolvendo os turistas e visitantes”, “preparar os cristãos que trabalham na atividade turística, com encontros pontuais” e “ajudar cada cristão a viver o seu testemunho de fé, quando se desloca para férias, em lazer ou turismo”.

Informações: www.pastoraldoturismo.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES