Juventude |
Padre João Quintas, Assistente, e João Clemente, Director
Mensagem dos novos Assistente e Director do Serviço da Juventude
<<
1/
>>
Imagem

Caros amigos,

Recebemos o convite do Senhor Patriarca para sermos o novo Diretor e o novo Assistente Espiritual do Serviço da Juventude com surpresa, alegria e temor. 

Por um lado, alegramo-nos por poder servir a Igreja deste modo, por outro, sentimo-nos pequenos para tão grande desafio. Confiamos que o Senhor das nossas vidas continuará a capacitar os que escolhe e envia. 

Prosseguiremos com o trabalho dos últimos anos, procurando ser uma presença próxima dos jovens, dos grupos paroquiais aos movimentos, promovendo a relação entre muitos, propondo Jesus a todos, na comunhão da Igreja e na fidelidade ao nosso bispo.

Os próximos anos revelam-se de especial importância depois da vivência do Sínodo Diocesano e do Sínodo dos Jovens, e claro, do anúncio da edição internacional da Jornada Mundial da Juventude na nossa Diocese de Lisboa. 

Somos todos convocados e mobilizados para o acompanhamento dos jovens, ouvindo-os e dando-lhes espaço. Como refere o Papa Francisco “…embora nem sempre seja fácil abordar os jovens, tem-se vindo a crescer em dois aspetos: a consciência de que é toda a comunidade que os evangeliza e a urgência de que eles tenham maior protagonismo nas propostas pastorais.” (Cristo Vive 202).

Por fim, agradecemos à Cláudia Lourenço e ao Padre Carlos, o seu testemunho generoso, o cuidado pela equipa e o zelo por esta missão.

Contamos com todos. Contamos com a vossa oração. 

Padre João Quintas, Assistente

João Clemente, Director


______________

 

Serviço da Juventude – Programa Pastoral e Nomeações

Com a Jornada Mundial da Juventude de 2022 no horizonte, a equipa do Serviço diocesano da Juventude continua o seu trabalho de dinamização da pastoral juvenil em Lisboa. O programa para o ano pastoral 2019-2020 foi apresentado no último Conselho Diocesano de Pastoral Juvenil. O ano decorrerá sob o lema “Com Cristo ao encontro de todos”, em sintonia com a proposta pós-sinodal para toda a Diocese e com a consequente atitude de saída e de missão. Tudo está igualmente de acordo com tema lançado pelo Papa para a Jornada Mundial da Juventude de 2020 – “Jovem, eu digo-te, levanta-te” (Lc 7,14).

No dia 16 de Julho, o Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, nomeou um novo Director e um novo Assistente para o Serviço diocesano da Juventude: João Clemente, de 30 anos, da Paróquia da Portela, integra a equipa do Serviço da Juventude desde 2015; o Pe. João Quintas, ordenado a 1 de Julho de 2018, é coadjutor na Paróquia da Ajuda. Estarão ambos a coordenar a equipa que, além do trabalho relacionado com as actividades propostas no programa diocesano, estará também envolvida na organização da JMJ 2022.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES