Lisboa |
Decreto do Cardeal-Patriarca de Lisboa
Patriarcado extingue ‘Igreja Solidária’
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa extinguiu “o projeto ‘Igreja Solidária’ e o seu fundo”. Em decreto, D. Manuel Clemente agradece “a todos quantos concorreram com os seus donativos para este fundo”, criado em 2009 e que apoiou “832 famílias”.

“A conjuntura económica evoluiu positivamente e o projeto ‘Igreja Solidária’, dado o seu caracter extraordinário e orientado para aquela situação socioeconómica concreta, tendo cumprido fim para que foi criado, deve ser extinto. Assim extingo o projeto ‘Igreja Solidária’ e o seu fundo agradecendo a todos quantos concorreram com os seus donativos para este fundo, e sobretudo ao Departamento da Pastoral Sócio Caritativa da Cúria Diocesana e em particular à Cáritas Diocesana de Lisboa que tão diligentemente o administrou”, refere o decreto, publicado no final do ano pastoral passado.

No texto, o Cardeal-Patriarca recorda que o projeto tinha “o objetivo de desenvolver modelos de cooperação entre instituições sócio caritativas e grupos paroquiais, para possibilitar uma melhor resposta às questões socioeconómicas que, na conjuntura de crise económica que então se vivia, afetava indivíduos e famílias”. “Nesse âmbito foi criado um fundo cuja administração foi entregue à Cáritas Diocesana de Lisboa para onde foram canalizados donativos diversos que totalizaram desde julho de 2009 até 31 julho de 2018 a quantia de 909.518,99¤. Em igual período foram distribuídos, segundo os fins próprios do projeto, 936.950,10¤ sendo apoiadas 832 famílias”, resume o decreto, lembrando ainda que, “para além do apoio prestado às famílias, o fundo apoiou também outras causas sociais, dentro dos objetivos para que foi criado”.

D. Manuel Clemente refere igualmente que “a Cáritas assegurou a manutenção do fundo, cobrindo a diferença entre os valores recebidos e os apoios dados”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES