Missão |
Mariana Gomes, do projeto de voluntariado internacional missionário ‘Aprender Vivendo’
“Cresce a vontade de voltar!”
<<
1/
>>
Imagem

Mariana Gomes nasceu no dia 7 de outubro de 2000, no Hospital Amadora-Sintra. É estudante e membro do projeto de voluntariado internacional missionário ‘Aprender Vivendo’ 2019. Este verão, esteve em missão na Guiné-Bissau.

 

“Ajudar o próximo foi sempre um dos meus princípios”

Mariana viveu e cresceu em Geraldes, uma aldeia do concelho de Peniche, e este ano ingressou no ensino superior, na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, em Castelo Branco. “Ajudar o próximo foi sempre um dos meus princípios, o que me levou a querer algo relacionado com saúde para a minha vida profissional. Foi assim que descobri a vasta área de Cardiopneumologia e Neurofisiologia e optei pela licenciatura de Fisiologia Clínica, curso que estudo atualmente”, partilha.

No final do 12º ano surgiu a oportunidade de partir em missão, “quando, durante uma aula de Educação Moral e Religiosa Católica, percebo que no ano seguinte, em agosto de 2019, poderia ser um dos membros que partiria em missão para a Guiné-Bissau”. “Escrevi a minha carta de candidatura, e fui uma dos quatro alunos da Escola Secundária de Peniche aceites para fazer parte deste desafio”, conta.

 

“Tudo valeu a pena”

O tempo de preparação não foi fácil, como nos conta: “Na altura, estudava e trabalhava, na minha família poucos eram aqueles que concordavam com o facto de partir para África durante tantos dias, o tempo livre era escasso e o projeto precisava que cada um de nós estivesse entregue de alma e coração. O caminho foi longo, é verdade, mas tudo valeu a pena quando, no dia 30 de julho de 2019, partimos rumo a Contuboel, na Guiné-Bissau. Agora percebo que partir fez de mim verdadeiramente voluntária, percebo que não fui apenas fazer algum tipo de trabalho não remunerado. Cada vez mais acho que a diferença entre voluntariado e voluntariado missionário está na entrega completa que se presta à comunidade, a cada elemento daquela missão.”

 

Trazer uma nova visão da vida

Após o regresso, são muitas as saudades e as emoções que partilha: “Agora, prestes a completar um mês após a nossa chegada, ajuda a combater as saudades que já sinto por aquela comunidade pensar na alegria das crianças do pré-escolar quando, no início do ano letivo chegarem à escola e tiverem a sala pintada e remodelada, ou o espaço para brincarem delimitado; penso também nos restantes alunos quando virem a biblioteca organizada e em todos aqueles que foram a todas as formações e se deslocaram até à ao Centro Educacional Irmã Valdelícia, nas suas férias, para irem aprender um pouco mais connosco. Sem dúvida que esta missão fez com que trouxesse toda uma nova visão da vida, possibilitou que percebesse que talvez aquilo que anteriormente achava imprescindível, agora deixou de ser tão necessário, e o contrário também aconteceu! Realçou em mim valores tão importantes como a confiança, a humildade e a entre ajuda, que tantas e tantas vezes são desvalorizados nas situações quotidianas. Agora, cresce a vontade de voltar, Guiné-Bissau, ou não, será sempre um tipo de projeto a repetir.”

 

_____________


Projeto ‘Aprender Vivendo’ 2019

A Escola Secundária de Peniche, o Agrupamento de Escolas de Peniche e mais o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia juntam-se, uma vez mais, à Solsef (Sol Sem Fronteiras) para em parceria desenvolverem o projeto de voluntariado internacional ‘Aprender Vivendo’. Este projeto, que decorre cada 3 anos, leva até Contuboel, na Guiné-Bissau, 8 voluntários que partilham conhecimentos com a comunidade local.

texto por Catarina António, FEC | Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES