Lisboa |
Comissão Histórica do processo de canonização do Padre Cruz
“Nada foi encontrado que impeça a canonização”
<<
1/
>>
Imagem

A Comissão Histórica do processo de canonização do Padre Cruz apresentou a relação dos seus trabalhos ao Tribunal Eclesiástico da Causa, afirmando que o processo está agora “mais perto de ser enviado para o Vaticano”.

Segundo um comunicado da Companhia de Jesus (Jesuítas), “o momento solene que assinalou o juramento dos peritos – que afirmaram nada ter encontrado que impeça a canonização do Padre Cruz –, decorreu na terça-feira da semana passada [1 de outubro], dia em que se assinalaram 71 anos da morte do Servo de Deus”. Com a conclusão desta etapa da missão da comissão de peritos – “que traçou o contexto histórico da vida do Padre Cruz, fez um juízo sobre a sua personalidade e espiritualidade e atestou da autenticidade dos documentos encontrados” –, o processo de canonização do Servo de Deus padre Francisco Rodrigues da Cruz, iniciado em 1950, “entra agora numa nova fase, estando mais perto de ser enviado para o Vaticano”, informa a nota.

Para o vice-postulador da causa de canonização, padre Dário Pedroso, “este momento foi de grande alegria e de muita ação de graças a Deus”. “De um grande obrigado aos membros da Comissão Histórica e àqueles que com ela trabalharam nos arquivos da Causa. Devo também uma palavra de agradecimento ao senhor Patriarca pelo entusiasmo que sempre me deu para levar este serviço por diante. Aguardamos em esperança o que ainda falta”, referiu o sacerdote jesuíta.

Esta foi a terceira Comissão Histórica nomeada na Causa do Padre Cruz, tendo concluído o processo em dez meses, colhendo muito do trabalho de investigação que já tinha sido desenvolvido pelas anteriores comissões.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES