Missão |
Colóquio assinala os 175 anos do Apostolado da Oração
Devoção ao “Coração de Jesus” guarda “muitos tesouros que ainda não foram suficientemente expostos”
<<
1/
>>
Imagem

O provincial da Companhia de Jesus considera que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus deve deixar as “imagens ‘kitsch’” e encontrar “os seus tesouros” ainda por mostrar “à fé cristã” e ao mundo. Colóquio em Fátima assinalou os 175 anos do Apostolado de Oração, agora Rede Mundial de Oração do Papa.

“As imagens ‘kitsch’ que deixaram de mostrar o afeto essencial tornaram-se indiferentes para muitos que passam ao largo destas imagens, ridicularizando ou rejeitando”, reconheceu o padre José Frazão Correia, no colóquio realizado no passado dia 19 de outubro, no Centro Pastoral Paulo VI, e onde participaram cerca de 600 pessoas. Numa conferência sobre a ‘Atualidade da espiritualidade do Coração de Jesus e desafios pastorais’, o provincial dos Jesuítas em Portugal disse que não basta “repetir-se a si mesmo”, mas é preciso “propor novas leituras e contextos” sob o perigo de deixar de “ser símbolo para ser imagem descolorada, imagem abstrata de um amor incapaz de tocar a vida dos crentes”. “A devoção ao Coração de Jesus precisa de ter liberdade e coragem para dizer adeus a si mesma”, sublinhou. Para o padre José Frazão Correia, a devoção ao “Coração de Jesus” guarda “muitos tesouros que ainda não foram suficientemente expostos, sendo eles o que a fé cristã mais precisa de mostrar à vida dos crentes, num tempo em que a Igreja deve viver em saída, nas periferias, na realidade concreta das vidas e das famílias”.

Recordando a origem do culto ao Coração de Jesus “num contexto particular que já não existe”, o conferencista sublinhou o contributo a uma “fé viva e sensata, que vive e faz viver e também que ajuda a Igreja a centrar a sua fé”. “Não basta ensinar doutrina e cumprir regras, mas importa iniciar e cultivar o Jesus evangélico para conhecer o seu íntimo coração, para de uma personagem vaga do passado passar a ser o filho incarnado”, indicou, apontando como “necessidade pastoral” a celebração litúrgica da fé, “comunitária, inteligente, criativa e sóbria”. “Cumprir uma obrigação releva cansaço e frustração e os ritos do passado, e antecedentes ao Concílio Vaticano II não me parecem o caminho”, afirmou o padre José Frazão Correia, sublinhando ser necessário uma atenção “ao que hoje coze o coração das vidas”, pois só assim “a devoção poderá ser verdadeira”, começando por “despertar e cultivar a atenção, num tempo saturado de imagens e experiência, e iniciar a sabedoria do tempo, da espera”. “Se falharmos, seja por amar por excesso. A Igreja em geral peca mais por defeito do que por excesso”, concluiu provincial da Companhia de Jesus em Portugal.

 

Coração e missão

Na conferência ‘Raízes Bíblicas da devoção ao Coração de Jesus’, o Bispo de Setúbal realçou que “o coração na Bíblia não exprime sentimento ou amor, mas alude ao entendimento, vontade e missão”. Na Bíblia, o coração assume “um carater simbólico, não é um órgão físico”, frisou D. José Ornelas, no colóquio integrado nas comemorações dos 175 anos do Apostolado da Oração. “É preciso não cair na coisificação do coração, ele é o todo da pessoa”, sublinhou.

Na sessão de abertura da iniciativa, o reitor do Santuário de Fátima falou na “colaboração fecunda” entre o santuário e o Apostolado da Oração. “Tanto os peregrinos como o Apostolado de Oração estão unidos às intenções do Papa”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

 

_______________


‘eRosary Click To Pray’

A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) lançou, no Vaticano, o ‘eRosary Click To Pray’, “um dispositivo interativo, inteligente, preparado para rezar o Terço pela paz em italiano, inglês e espanhol”, salienta um comunicado, sublinhando que a aplicação “contemplará, em breve, a versão portuguesa. “O ‘Click To Pray eRosary’ é composto por dez contas consecutivas de ágata preta e hematita e uma cruz inteligente que armazena todos os dados tecnológicos ligados à aplicação. Quando ativado, o utilizador tem a possibilidade de escolher entre rezar o rosário padrão, um rosário contemplativo e diferentes tipos de rosários temáticos que serão atualizados a cada ano. Depois de a oração começar, o rosário inteligente mostra a progressão do usuário pelos diferentes mistérios e acompanha cada rosário concluído”, acrescenta a nota.

foto por Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES