Artigos |
P. Manuel Barbosa, scj
Missão no Coração de Jesus

No domingo passado, Dia Mundial das Missões e em pleno Mês Missionário extraordinário, celebrámos em Fátima o encerramento do Ano Missionário vivido em Portugal. No sábado anterior, 19 de outubro, realizou-se o Colóquio sobre o Coração de Jesus, sob o lema «Apóstolos do Coração», para celebrar os 175 anos do Apostolado da Oração, que é a Rede Mundial de Oração do Papa e por ele instituída como Obra Pontifícia. Dois acontecimentos interligados que salientam que a Missão brota do Coração de Jesus, da própria Pessoa de Jesus Cristo.

Como memória agradecida e perspetivadora, recordo aqui os temas e autores que percorreram o Colóquio, organizado em conjunto pela Conferência Episcopal, Santuário de Fátima e Apostolado da Oração: raízes bíblicas da devoção ao Coração de Jesus (D. José Ornelas, Bispo de Setúbal); Santos pelo coração, como Santa Margarida-Maria Alacoque, São Cláudio La Colombière, Beata Rita Amada de Jesus, Beata Maria do Divino Coração e Beata Alexandrina de Balazar (P. Manuel Morujão); os corações de Jesus e Maria na Mensagem de Fátima (Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima); Portugal e o Coração de Jesus (Sérgio Filipe Ribeiro Pinto); atualidade da espiritualidade do Coração de Jesus  e desafios pastorais (Padre José Frazão).

A fechar o Colóquio, o Cardeal António Marto deixou-nos três tópicos desta íntima ligação entre o Coração de Jesus e a Missão: o Coração de Cristo como mistério a contemplar e a viver, qual convite a percorrer o caminho de santidade com um coração novo; uma Igreja de coração aberto de par em par pelo amor universal de Cristo, em saída, missionária e compassiva, qual convite a levar o Coração de Cristo ao coração do mundo, a ver o mundo com o coração misericordioso de Deus; o convite a partilhar o dom que recebemos como discípulos missionários. O dia terminaria com uma Vigília-Adoração sob o lema «Coração de Jesus como lugar Pascal».

Salientei estes tópicos porque, para além da vivência deste dia pelos 600 participantes, todos poderemos usufruir das reflexões que serão oportunamente publicadas. Serão um relevante contributo para a compreensão renovada da Missão no Coração de Jesus.

A Peregrinação Missionária nacional congregou cerca de cem mil pessoas no recinto do Santuário, na recitação do Rosário e na celebração da Eucaristia, que incluiu a consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus junto à estátua que está no centro do recinto diante da Capelinha das Aparições. Presidida pelo Presidente da Conferência Episcopal, o Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente, concelebraram todos os Bispos portugueses, inúmeros sacerdotes e fiéis de todas as Dioceses e Institutos de Vida Consagrada, assim como os inúmeros grupos do Apostolado da Oração. Transcrevo as palavras finais da homilia de D. Manuel Clemente: «Aqui mesmo, nesta abençoada terra de Fátima, ligaram-se magnificamente a oração e a missão. Rezar, rezar muito, e anunciar a misericórdia divina pelo Coração Imaculado de Maria, foi o que os Pastorinhos ouviram e cumpriram. Seja este agora o renovado apelo que levamos daqui. De Deus e Maria a certeza é total. Da nossa parte, total seja também!».

Na tarde desse mesmo dia, em Cernache do Bonjardim, como homenagem à Missionação Portuguesa, foi benzido por D. Manuel Linda (Bispo do Porto e Presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização) um monumento ao Venerável D. António Barroso, grande Bispo do Porto e missionário em terras de África. Também aí esteve numerosa multidão e um número significativo de bispos. Significativa também foi a bênção das lápides com o nome dos 320 missionários que se formaram no Colégio de Cernache e daí partiram para as Missões Ultramarinas do Padroado Português. De salientar a intervenção do Professor Guiherme d’Oliveira Martins sobre a missionação portuguesa neste período.

Em tudo isto, importa reiterar que não se trata simplesmente de encerrar atividades ditas de missão, mas de renovar a missão como identidade das nossas vidas, comunidades e Igreja, com «Tudo, Todos e Sempre» centrados na Missão de Jesus Cristo, cujo amor derrama pelo seu Espírito nos nossos corações.

Foto: Santuário de Fátima