Lisboa |
Arcebispo de Barcelona na Conferência Anual da CNJP
“Sensibilizar a sociedade para ajudar os pobres a sair dessa situação”
<<
1/
>>
Imagem

Presente em Lisboa, para a Conferência Anual da CNJP, o Arcebispo de Barcelona alertou que “todos como sociedade” têm “de reagir” e que os pobres vão sendo esquecidos “porque incomodam”.

“Quantas vezes se vai ao Vaticano e agora, mais do que nunca, se veem os pobres a andar por ali pela colunata de Bernini e pela Praça de São Pedro e antes não se viam? São seres humanos, que estão esquecidos”, apontou o cardeal D. Juan José Omella, na Conferência Anual da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP). O arcebispo espanhol alertou, depois, que “todos como sociedade” têm “de reagir” e que os pobres vão sendo esquecidos “porque incomodam”. Na intervenção, no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa, na manhã do passado dia 9 de novembro, o cardeal Omella salientou ainda que “é preciso sensibilizar a sociedade para responder aos problemas, ajudar os pobres a sair daquela situação”, dando como soluções “a reinserção social, que os pobres sejam os protagonistas do seu próprio desenvolvimento”. E, também, a “caminhar com eles”. Para o Arcebispo de Barcelona, em vez de se fazer a pergunta ‘Onde está Deus?’ quando se vê a pobreza no mundo, devia-se colocar “a questão ‘Onde estamos nós? Onde estás tu?’”.

Na Conferência Anual da CNJP, que este ano teve como tema ‘Com os Pobres’, o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana considerou que a maior crise da atualidade não é económica, mas espiritual. “A maior crise na atualidade, especialmente na Europa, não é a crise económica, é a crise de espiritualidade. A dificuldade de considerar os pobres existe a par de uma secura espiritual”, sublinhou D. José Traquina.

foto por José Maia
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
De entre as muitas mensagens que recebi sobre a pandemia do Covid-19, uma reteve especialmente a minha...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Onde está a Igreja nesta guerra mundial, que é a pandemia do coronavírus? Está, como sempre esteve, na...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES