Lisboa |
Academia Pontifícia para a Vida
Vaticano organiza em Portugal, em 2020, as Jornadas de Cuidados Paliativos
<<
1/
>>
Imagem

Tendo em vista “reafirmar a importância” dos cuidados paliativos, o Vaticano vai organizar em Portugal, nos dias 16 e 17 de março de 2020, umas jornadas, que vão decorrer em Lisboa e Fátima.

“O objetivo destas jornadas é reafirmar a importância deste tipo de cuidados de saúde, humanizados e rigorosos e que permitem intervir ativamente no sofrimento das pessoas de todas as idades, com doenças graves, avançadas e progressivas, valorizando a pessoa doente e a sua família, a sua Dignidade e a proteção da Vida”, salienta um comunicado acerca das jornadas, que são coorganizadas pela Conferência Episcopal Portuguesa e a Associação dos Médicos Católicos Portugueses, com o apoio da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. O programa divide-se por dois dias: “um primeiro, de cariz eminentemente científico”, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto o segundo dia “será dirigido aos agentes pastorais” e decorrerá em Fátima, tendo “como propósito a sensibilização e informação sobre a cultura dos Cuidados Paliativos e sobre a sua prática”. “O encerramento do primeiro dia de trabalhos será marcado por uma alocução por Sua Santidade o Papa Francisco (vídeo)”, acrescenta a nota.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES