Artigos |
P. Manuel Barbosa, scj
50 anos do Seminário de Alfragide

No próximo dia 29 de novembro, o Seminário Nossa Senhora de Fátima em Alfragide, da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), celebra as suas bodas de ouro. Nesse dia D. Manuel Clemente presidirá à celebração eucarística no oratório que, desde o início da paróquia de Alfragide e durante várias décadas, foi a sua igreja matriz. Estas breves notas, apoiadas num estudo do padre João Chaves, são singela partilha e convite à ação de graças.

Com a vinda dos primeiros padres italianos para Portugal em 1946, nos inícios para a Madeira com o objetivo de partirem como missionários para Moçambique, havia o sonho de se criar esta estrutura formativa. Os primeiros seminaristas, nos anos anteriores à sua ordenação sacerdotal, iam para Itália estudar filosofia e teologia. Mas em 1969 passam a ficar em Alfragide, fazendo os estudos filosófico-teológicos no Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET), na casa dos Franciscanos na Luz. Após a extinção do ISET em 1975, começam a frequentar esses estudos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica. Aliás, esta foi uma das condições do Cardeal-Patriarca Manuel Gonçalves Cerejeira para autorizar a construção do Seminário em Alfragide.

O Seminário, que tem Nossa Senhora de Fátima como padroeira, construi-se com muito entusiasmo, após a bênção do terreno e da primeira pedra a 22 de agosto de 1967, festa litúrgica do Imaculado Coração de Maria, que seria a padroeira da futura paróquia local. A inauguração do Seminário de Alfragide celebrou-se a 29 de novembro de 1969.

No novo seminário viriam hospedar-se, logo de início, também os seminaristas maiores da diocese do Funchal, para frequentarem a Universidade Católica, cuja Faculdade de Teologia fora aberta em Lisboa um ano antes, em outubro de 1968.

Ao longo dos anos e a pedido do Bispo Diocesano, a comunidade assumiu a paróquia de Carnaxide e iniciou as novas paróquias de Alfragide, Linda-a-Velha, Queijas, Outurela e Bairro da Boavista.

O Seminário de Alfragide foi a casa principal da Província Dehoniana de Portugal e sede do Superior Provincial até 1975, data da transferência deste para Olivais Sul. As suas espaçosas instalações permitiam que nele se realizassem os grandes encontros da Província, como capítulos, assembleias e outras reuniões de setores de atividade.

Depois de amplamente remodelado em 2007, foi criado no Seminário o Centro de Espiritualidade de Alfragide, que, para além acolher grupos e diversas ações formativas, promove outros encontros pastorais para bem servir a Igreja, inclusive na irradiação do carisma dehoniano.

Atualmente, a comunidade é constituída por dezassete religiosos: um bispo, nove sacerdotes e sete religiosos estudantes, cinco destes pertencentes às Províncias de Moçambique e dos Camarões, que frequentam o curso de Teologia na Universidade Católica. O Seminário tem acolhido sacerdotes de outros institutos religiosos ou dioceses, que frequentam cursos de estudo ou aprendizagem da língua em Portugal.

Neste ano em que o Seminário de Alfragide celebra 50 anos de vida, a comunidade tem ao seu cuidado pastoral as paróquias de Alfragide, Bairro da Boavista e Outurela, e apoia pastoralmente paróquias vizinhas, comunidades religiosas femininas e movimentos eclesiais. Alguns dos seus membros servem a Igreja como professores na Universidade Católica e integrando as estruturas centrais de coordenação da Conferência Episcopal e da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

Este jubileu do Seminário de Alfragide pretende ser um profundo agradecimento a Deus pelos 50 anos de vida desta casa e por aqueles que aí se formaram em filosofia, teologia, pastoral, espiritualidade: sacerdotes, religiosos, leigos e bispos. Daqui partiram para exercer a sua missão, quer em Lisboa e noutras dioceses de Portugal, quer nos vários continentes onde está presente a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, fundada pelo Padre Leão Dehon.

 

foto por Agência Ecclesia