Lisboa |
Assembleia Geral da Federação Solicitude
Instituições sociais apelam ao “acréscimo proporcional” do financiamento
<<
1/
>>
Imagem

As instituições pertencentes à Federação Solicitude, reunidas em Assembleia Geral, pediram ao Governo para ponderar “o necessário acréscimo proporcional”, pela via do “financiamento previsto” nos acordos, na sequência do aumento do salário mínimo nacional.

“Desta Assembleia surge a proposta de, no mínimo, quando o Governo propõe estes aumentos [em 2020, de 600¤ para 635¤], sempre pondere o necessário acréscimo proporcional pela via do financiamento previsto nos Acordos de Cooperação estabelecidos com as Instituições. Surge a proposta que nos Acordos de Compromisso entre as Instituições e o Governo, as comparticipações e apoios financeiros sejam indexados à percentagem anual do aumento do Ordenado mínimo e ao Índice de inflação em cada ano. Sem esta medida, a crise financeira e a correspondente deficitária sustentabilidade será uma realidade a que muitas das nossas Instituições não poderão escapar”, lembra o comunicado final da Assembleia Geral da Federação Solicitude, que reuniu no Centro Pastoral de Torres Vedras, no passado dia 29 de novembro.

Segundo a nota, “é de essencial justiça que as remunerações auferidas por estes colaboradores progridam de maneira a conferir às pessoas e às famílias as condições necessárias que lhes possibilitem responder à subida do custo de vida em todas as áreas e permitam, assim, o correspondente ‘poder de compra’ e bem-estar social e familiar!”, sublinha a Federação Solicitude. Contudo, “o aumento do salario mínimo traz para a generalidade das Instituições um acrescento brutal dos encargos, sendo que esse aumento deverá ser acompanhado por medidas compensatórias”, alerta a Federação Solicitude.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES