Lisboa |
IDFC promove curso online gratuito
“Dar a conhecer o Evangelho de Mateus a todos”
<<
1/
>>
Imagem

O Centro de Formação a Distância, do Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa (IDFC-PL), quer “dar a conhecer o Evangelho de Mateus a todos”, através de um novo curso online, totalmente gratuito.

“Partindo do novo ano litúrgico, cujo evangelista do ano é Mateus, pretendemos dar a conhecer o Evangelho de Mateus a todos, pretende-se que os fiéis conheçam o texto do próprio Evangelho, que descubram este texto, que percebam como Mateus nos fala de Jesus Cristo. Pretendemos também dar as ferramentas necessárias para que qualquer pessoa que se aproxima deste Evangelho conheça as suas principais características e, desse modo, compreenda melhor a sua mensagem”, explica ao Jornal VOZ DA VERDADE o coordenador dos cursos online do Centro de Formação a Distância do IDFC, Paulo Paiva.

O curso ‘À descoberta do Evangelho de São Mateus’ é dirigido “a todos”. “Contudo, recomendamos no mínimo o 9.º ano e conhecimentos básicos na utilização da internet, pois o curso é disponibilizado totalmente em ambiente online – desde a inscrição que o aluno realiza, até à formação propriamente dita”, ressalva este responsável.

 

Metodologia

Esta formação, que tem o apoio da Sociedade Bíblica e a participação de diversos especialistas em Sagrada Escritura, teve início esta semana, no passado dia 9 de dezembro, mas pode ser iniciado a qualquer momento, tal como aconteceu em janeiro, com o curso ‘A Missa Explicada’. “A cada semana abrirmos uma unidade nova, criando assim um ritmo de estudo semanal proveitoso para uma aprendizagem sólida. Durante a semana, cada aluno tem a possibilidade de se organizar, de encontrar espaço e tempo para realizar o seu estudo. Depois, o nosso objeto de estudo é a Sagrada Escritura, algo diferente da celebração litúrgica. Mas este não é um curso meramente intelectual. Se, por um lado, desafiamos a cada semana a leitura do próprio Evangelho, o qual será lido na íntegra caso o aluno cumpra todo o itinerário, por outro, também propomos a realização de uma ‘Lectio divina’, realizada com o apoio da Sociedade Bíblica que nos disponibilizou uma das suas obras”, refere Paulo Paiva.

 

Crescente procura

Nos últimos anos, o Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa tem apostado em cursos a distância. Segundo este responsável, “no IDFC verificou-se, desde o início da sua criação, a necessidade de chegar a todos”. “Primeiro, a Escola de Leigos faz uma descentralização, somos nós que vamos às paróquias e não o contrário. Depois, com o Centro de Formação a Distância, foi possível chegar a zonas mais distantes, nesta diocese, que vai do centro de Lisboa até às Caldas da Rainha ou Lourinhã. Por fim, com a internet, podemos ir praticamente a todo o lado”, refere Paulo Paiva, destacando igualmente a crescente procura de leigos por este tipo de formação online. “Verificamos que há uma grande procura das pessoas por saber mais, conhecer melhor a nossa fé, descobrir como é que esta fé nos ajuda a viver melhor a cada dia. E agora mesmo já contamos com 300 inscrições neste curso e continuamos a receber novas inscrições”, frisa o coordenador dos cursos online do Centro de Formação a Distância do IDFC.

 

_______________


Informações e inscrições: 918298087, http://idfc.patriarcado-lisboa.pt ou CFD.Moodle@patriarcado-lisboa.pt

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES