Lisboa |
De 5 de janeiro a 28 de março
Vigararia de Oeiras vai receber a Visita Pastoral
<<
1/
>>
Imagem

As 13 paróquias que compõem a Vigararia de Oeiras vão receber, de 5 de janeiro a 28 de março, a Visita Pastoral, que tem como lema ‘Lançai as redes’ (Lc 5,4). Ao longo de praticamente três meses, o Cardeal-Patriarca de Lisboa e os seus Bispos Auxiliares vão conhecer de perto a realidade eclesial e social destas comunidades.

 

A abertura da Visita Pastoral vai ter lugar neste Domingo, 5 de janeiro, a partir das 17h30, na Paróquia de Porto Salvo: primeiro no salão paroquial, com um encontro de D. Manuel Clemente com os párocos e os elementos dos Conselhos Pastorais Paroquiais e dos Conselhos Económicos de cada paróquia, em que vai ser feita a apresentação da vigararia ao Cardeal-Patriarca; depois, pelas 19h00, tem lugar a Missa, na nova igreja paroquial de Porto Salvo.

‘Lançai as redes’ (Lc 5,4) é o lema da Visita Pastoral e inspira-se no n.º 60 da Constituição Sinodal de Lisboa: ‘Fazer da Igreja uma rede de relações fraternas’, visando evidenciar a unidade e a comunhão à volta do Bispo diocesano, bem como reforçar a identidade missionária da Igreja.

A Visita Pastoral à Vigararia de Oeiras vai seguir os moldes das realizadas anteriormente, com D. Manuel Clemente a estar presente nos encontros vicariais temáticos, por área de pastoral, enquanto o contacto direto com as paróquias vai estar a cargo dos três Bispos Auxiliares, D. Joaquim Mendes, D. Daniel Henriques e D. Américo Aguiar.

 

Encontros vicariais

São seis os encontros vicariais por área da pastoral que vão ter lugar durante a Visita Pastoral, sempre às 21h30. O primeiro, com os Catequistas, tem lugar logo na primeira semana da iniciativa, mais concretamente no dia 10 de janeiro, em Miraflores. Segue-se, uma semana depois, dia 17, na Paróquia de Linda-a-Velha, o encontro com a Liturgia e, a 31 de janeiro, o encontro com a Pastoral Familiar, na igreja paroquial de Paço de Arcos. A 14 de fevereiro decorre a sessão com a Pastoral Social, no auditório de Queijas, e no dia 21 de fevereiro com os Autarcas, em Oeiras. Os encontros vicariais terminam no dia 28 de março, às 17h00, com o encontro do Cardeal-Patriarca com os Jovens, em Nova Oeiras.

 

O Bispo na paróquia

São 13 as paróquias da Vigararia de Oeiras que vão receber a Visita Pastoral: Algés (7 a 12 de janeiro, D. Américo), Cruz Quebrada (21 a 26 de janeiro, D. Américo), Carnaxide (21 a 26 de janeiro, D. Daniel), Laveiras-Caxias (21 a 26 de janeiro, D. Joaquim), Linda-a-Velha (4 a 9 de fevereiro, D. Américo), Outurela (4 a 9 de fevereiro, D. Daniel), Paço de Arcos (11 a 16 de fevereiro, D. Joaquim), Oeiras (18 a 23 de fevereiro, D. Américo), Queijas (18 a 23 de fevereiro, D. Daniel), Nova Oeiras (25 de fevereiro a 1 de março, D. Joaquim), São Julião da Barra (10 a 15 de março, D. Joaquim), Barcarena (17 a 22 de março, D. Daniel) e, finamente, Porto Salvo (17 a 22 de março, D. Joaquim).

O encerramento da Visita Pastoral à Vigararia de Oeiras vai ter lugar no dia 28 de março, véspera do Domingo V da Quaresma, com a Missa, às 19h00, em Nova Oeiras, presidida por D. Manuel Clemente, a que se segue o jantar com o clero da vigararia.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES