Lisboa |
Encontro Vicarial com os Catequistas
A catequese é “um momento de Igreja”
<<
1/
>>
Imagem

“Catequese significa fazer eco daquilo que Deus fez e disse em Jesus!” A definição foi transmitida por D. Manuel Clemente, perante cerca de 200 catequistas das 13 paróquias que constituem a Vigararia de Oeiras, no dia 10 de janeiro, na igreja de Miraflores. No encontro que decorreu no âmbito da Visita Pastoral àquela vigararia, o Cardeal-Patriarca falou da origem de algumas das principais palavras que conduzem o cristão e a vida cristã, nomeadamente, a palavra Kerigma, ou seja, “o anúncio do essencial”. D. Manuel Clemente recorreu ao exemplo de Maria Madalena que “vai a correr levar o Kerigma – Jesus venceu a morte”. “Também na catequese, devemos desenvolver este Kerigma, fazer eco d’Ele e levá-l’O a todos, sejam eles crianças, adolescente e adultos: Alguém venceu a morte!”, referiu.

Revisitando a sua própria experiência de catequese de infância, o Cardeal-Patriarca de Lisboa sublinhou a importância da atitude. “A atitude é o que nós mais lembramos da nossa própria experiência de catequese. Eu recordo-me perfeitamente da minha catequista – a menina Rute – e lembro-me muito bem dela, mas sobretudo do ambiente que ela criava, não eram apenas palavras, mas a atitude, o envolvimento que ela criava. É por isso que a catequese não é uma aula, é um momento de Igreja!  E tudo o que seja Igreja há de ser algo que nos envolve e nos eleva! Um momento catequético tem de ser isto e tem também de ser uma experiência de caridade, de Jesus no outro, de estar presente”, sublinhou.

Com estas palavras, D. Manuel Clemente enalteceu o trabalho, a dedicação e a capacidade de persistir das comunidades e dos seus catequistas, e lembrou que a comunidade cristã é chamada a ser ‘família de famílias’, a “primeira linha desta vivência e de aprendizagem cristã”.

Neste encontro, o Cardeal-Patriarca e os Bispos Auxiliares que o acompanharam, D. Daniel Henriques e D. Américo Aguiar, puderam ainda ouvir o testemunho de alguns catequistas que partilharam as experiências que vivem nas suas comunidades, nomeadamente, com o projeto ‘Say Yes’, na catequese de adultos e na forma como algumas comunidades têm envolvido as famílias no percurso catequético dos seus filhos.

texto por Márcia Carvalho; fotos por Joaquim Bravo, Paróquia de Oeiras
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES