Lisboa |
apagar
Cardeal-Patriarca consagra duas leigas na Ordem das Virgens

Cláudia Franco e Suzana Gageiro vão ser consagradas na Ordem das Virgens, pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, numa celebração que vai ter lugar na Igreja de Nossa Senhora da Graça, no Seminário Menor de Penafirme, no próximo dia 25 de janeiro, sábado, às 12h00.

No Patriarcado de Lisboa, a Ordem das Virgens foi restaurada no dia 7 de dezembro de 2012, com a publicação das ‘Normas para a admissão de candidatas ao Rito de Consagração na Ordem das Virgens no Patriarcado de Lisboa’. Menos de quatro anos depois, a 2 de janeiro de 2016, e pela primeira vez na diocese, foram consagradas na Ordem das Virgens duas leigas, Ausenda Pires e Fernanda Lopes, numa celebração na Igreja de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha.

“Esta vocação, da qual há memória na Igreja desde os tempos apostólicos, foi restaurada pelo Concílio Vaticano II, pela promulgação do ritual revisto, a 31 de maio de 1970 (cf. decreto da Congregação para o Culto Divino), há 50 anos. A Ordem das Virgens não tem nenhum fundador ou fundadora a não ser a própria Igreja que hauriu essa inspiração no mistério de Maria. Esta vocação é, acima de tudo, eclesial. As virgens consagradas são reconhecidas pelo direito canónico ao lado das monjas, religiosas, eremitas e membros dos institutos seculares”, explica uma nota, referindo que “as virgens consagradas são chamadas a viver: uma vida de oração, precisamente no coração da Igreja, em espírito de serviço”.

 

_____________

Ausenda Pires e Fernanda Lopes foram as duas primeiras leigas do Patriarcado de Lisboa a serem consagradas na Ordem das Virgens, na Igreja de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, a 2 de janeiro de 2016.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES