Lisboa |
Visita Guiada
Conhecer ‘O Quotidiano no Mosteiro’
<<
1/
>>
Imagem

Foi na sequência do primeiro Ciclo de Visitas Temáticas ao Mosteiro de São Vicente de Fora que se realizou, no dia 18 de janeiro, a visita guiada dedicada ao tema ‘O Quotidiano no Mosteiro’.

Devido ao elevado número de pedidos de inscrição, que ultrapassaram o número máximo previsto de trinta pessoas, foram aceites mais visitantes redobrando-se o limite de inscrições aceites para sessenta. Assim, num grupo que ascendeu a cinquenta pessoas e que foi acompanhado por duas guias, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a vivência diária dos cónegos regrantes de Santo Agostinho, ordem monástica que habitou o mosteiro durante quase setecentos anos, mais precisamente, do século XII ao século XIX. Abordou-se o quotidiano dos monges, desde o modo como se organizava a vida no mosteiro, ao que comiam, o que vestiam e o que faziam nos tempos livres, e deu-se a conhecer o hospital que existiu no Mosteiro de São Vicente de Fora, que desempenhou um papel fundamental durante a época da peste negra, no século XIV. Quem participou na visita aprendeu igualmente sobre a Botica, a farmácia do mosteiro, cujo remédio secreto era célebre dentro e fora do reino. Esta e outras curiosidades foram partilhadas pelas guias ao longo da visita, que durou cerca de duas horas e que terminou numa antiga cela utilizada pelos monges, atualmente transformada em gabinete.

O Mosteiro de São Vicente de Fora continua, deste modo, a proporcionar aos participantes das visitas temáticas uma experiência especial não só através dos temas apresentados, como através do acesso a espaços normalmente vedados ao público. A próxima visita temática será dedicada à ‘Azulejaria do Mosteiro’, e realiza-se no próximo dia 1 de fevereiro, sendo que as inscrições devem ser feitas por e-mail, para o endereço museu@patriarcado-lisboa.pt.

texto por Catarina Macedo
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES