Lisboa |
apagar
Clero de Lisboa reflete sobre periferias

‘Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias’ é o tema da Formação Permanente do Clero da diocese, que vai decorrer de 28 a 30 de janeiro, na casa geral da CONFHIC (Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição), em Linda-a-Pastora.

Ao longo de três dias, os padres e os diáconos permanentes da diocese vão-se reunir para refletir sobre o tema do ano pastoral no Patriarcado de Lisboa, que tem sido dedicado à caridade. Entre os oradores, destaque para as presenças de D. António Couto, Bispo de Lamego, que vai falar sobre o ‘Fundamento Bíblico da Caridade cristã’ e ‘Cuidar das Periferias: o horizonte da Caridade cristã’, e de dois antigos Bispos Auxiliares de Lisboa, D. Nuno Brás, atualmente Bispo do Funchal, e D. José Traquina, Bispo de Santarém, que vão refletir sobre ‘A Caridade pastoral, princípio animador da espiritualidade sacerdotal’ e ‘A Caridade fraterna presbiteral’, respetivamente.

A Formação Permanente do Clero vai ter ainda quatro painéis de debate. No primeiro dia, Sandra Anastácio (Ajuda de Berço), André Costa Jorge (Serviço Jesuíta de apoio aos Refugiados) e Isabel Galriça Neto (Cuidados Paliativos) vão abordar ‘O caminho nalgumas Periferias’, enquanto no dia 29 de janeiro o painel é dedicado à ‘Espiritualidade sacerdotal ao serviço dos pobres’ e conta com a participação dos padres Pedro Quintela, de Vale d’Acor, e Horácio Rossas, Comboniano. No último dia de formação, têm lugar os painéis ‘Dois ambientes de vida fraterna’, com os padres Filipe Santos e Victor Feytor Pinto, e ‘Testemunhos sacerdotais de vida fraterna’, com os sacerdotes Luís Alberto Carvalho, Gianfranco Bianco e Bernardo Trocado.

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES