JMJ Lisboa 2023 |
Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2022
Há um ano a preparar
<<
1/
>>
Imagem

No dia em que foi assinalado um ano sobre o anúncio de Lisboa para receber a Jornada Mundial da Juventude em 2022, a 27 de janeiro, o Comité Organizador Local (COL) fez o ponto de situação sobre o trabalho realizado até agora.

Desde logo, foi revelado, em comunicado, que foram criadas equipas de trabalho. “Foram constituídas sete equipas de trabalho compostas por vários sacerdotes e um número imenso de leigos que têm vindo a trabalhar nas áreas mais diversas da logística, do acolhimento, da parte financeira e da parte pastoral”, adianta D. Américo Aguiar, um dos coordenadores da JMJ, num vídeo divulgado nesse dia. O Bispo Auxiliar de Lisboa revelou ainda que, ao longo deste ano, tem havido um “diálogo com as autoridades”, entre as quais a Presidência da República, o Governo, vários ministérios, a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Loures, que “têm colaborado de uma maneira muito entusiasta”.

Sobre o concurso para eleger o logotipo da JMJ, “participaram centenas de candidatos provenientes de 30 países dos cinco continentes”, salienta um comunicado. “Na competição que irá escolher a canção oficial do evento, e que foi aberta apenas a portugueses, foram submetidas mais de uma centena de propostas”, acrescenta a informação do COL. Para a JMJ Lisboa 2022, “o maior evento do mundo dedicado aos jovens”, como salienta a nota, o COL revelou também que “tem sido contactado por jovens de todo o mundo que querem integrar o grupo de voluntários da JMJ”. “Vamos precisar de muitos voluntários que façam traduções”, exemplificou D. Américo.

Sobre a peregrinação juvenil a Roma para a celebração de entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que vai ter lugar a 5 de abril, Domingo de Ramos, foi anunciado que “centenas de jovens portugueses irão encontrar-se com o Papa Francisco para trazer para Portugal a cruz e o ícone da JMJ”. “A partir deste Domingo de Ramos, vamos começar a ter uma presença mais efetiva junto dos portugueses, através dos media e das redes sociais. Todos estamos convocados, porque todos seremos poucos para acolher mais de um milhão de jovens”, frisa o coordenador-geral da JMJ Lisboa 2022.

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES