Lisboa |
Primeiro Ciclo de Visitas Guiadas do Mosteiro
Conhecer os azulejos do Mosteiro de São Vicente de Fora
<<
1/
>>
Imagem

O mês de fevereiro iniciou-se no Mosteiro de São Vicente de Fora com a terceira visita temática do Primeiro Ciclo de Visitas Guiadas do Mosteiro. Realizada, como é habitual, a um sábado de manhã, a visita intitulada ‘A Azulejaria do Mosteiro’ revelou-se particularmente pertinente no mosteiro que possui a maior coleção de azulejaria barroca do país in situ, ou seja, no local original, e que corresponde à época dourada do azulejo em Portugal.

Desde os grandes painéis sobre a Reconquista cristã, aos pequenos de figura avulsa, passando pelos exuberantes painéis de azulejos dos claustros e aos das Fábulas de La Fontaine, os diferentes tipos de azulejos do magnífico conjunto de São Vicente de Fora foram dados a conhecer aos cerca de quarenta visitantes que participaram nesta iniciativa. Para além de serem introduzidos a uma breve história do azulejo, elemento tão importante e característico da cultura portuguesa, abordou-se ainda o processo de fabrico do azulejo, as várias fases de produção que implicava e a etimologia da palavra ‘azulejo’. Contou-se a História do Azulejo, mas também as histórias neles representadas. A visita terminou num espaço habitualmente fechado ao público: a antecâmara dos músicos com painéis de azulejos que representam a história de José do Egipto.

Mas não foi só de azulejos que tratou a visita, uma vez que a visita temática se deu a 1 de fevereiro, dia em que se assinalou o Regicídio de 1908, foi igualmente lembrado o atentado à família real portuguesa, que ocorreu no Terreiro do Paço e que culminou no assassinato do rei D. Carlos e do príncipe herdeiro D. Luís Filipe.

A próxima visita temática do Mosteiro realiza-se no dia 15 de fevereiro e é dedicada ao tema dos ‘Enterramentos em São Vicente’. Os interessados devem enviar a sua inscrição para o email museu@patriarcado-lisboa.pt.

texto por Catarina Macedo
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES