Lisboa |
Primeiro Ciclo de Visitas Guiadas do Mosteiro
Conhecer os azulejos do Mosteiro de São Vicente de Fora
<<
1/
>>
Imagem

O mês de fevereiro iniciou-se no Mosteiro de São Vicente de Fora com a terceira visita temática do Primeiro Ciclo de Visitas Guiadas do Mosteiro. Realizada, como é habitual, a um sábado de manhã, a visita intitulada ‘A Azulejaria do Mosteiro’ revelou-se particularmente pertinente no mosteiro que possui a maior coleção de azulejaria barroca do país in situ, ou seja, no local original, e que corresponde à época dourada do azulejo em Portugal.

Desde os grandes painéis sobre a Reconquista cristã, aos pequenos de figura avulsa, passando pelos exuberantes painéis de azulejos dos claustros e aos das Fábulas de La Fontaine, os diferentes tipos de azulejos do magnífico conjunto de São Vicente de Fora foram dados a conhecer aos cerca de quarenta visitantes que participaram nesta iniciativa. Para além de serem introduzidos a uma breve história do azulejo, elemento tão importante e característico da cultura portuguesa, abordou-se ainda o processo de fabrico do azulejo, as várias fases de produção que implicava e a etimologia da palavra ‘azulejo’. Contou-se a História do Azulejo, mas também as histórias neles representadas. A visita terminou num espaço habitualmente fechado ao público: a antecâmara dos músicos com painéis de azulejos que representam a história de José do Egipto.

Mas não foi só de azulejos que tratou a visita, uma vez que a visita temática se deu a 1 de fevereiro, dia em que se assinalou o Regicídio de 1908, foi igualmente lembrado o atentado à família real portuguesa, que ocorreu no Terreiro do Paço e que culminou no assassinato do rei D. Carlos e do príncipe herdeiro D. Luís Filipe.

A próxima visita temática do Mosteiro realiza-se no dia 15 de fevereiro e é dedicada ao tema dos ‘Enterramentos em São Vicente’. Os interessados devem enviar a sua inscrição para o email museu@patriarcado-lisboa.pt.

texto por Catarina Macedo
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
No documento de reflexão dos bispos portugueses Recomeçar e Reconstruir, sobre a sociedade a reconstruir...
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
D. António de Sousa Braga, dehoniano, Bispo emérito de Angra, celebrou 50 anos de Sacerdócio a 17 de...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES