Lisboa |
Continuam as visitas temáticas ao Mosteiro de São Vicente de Fora
Os ‘vários’ enterramentos no Mosteiro
<<
1/
>>
Imagem

Foi no âmbito do Primeiro Ciclo de Visitas Temáticas ao Mosteiro de São Vicente de Fora que se realizou, no dia 15 de fevereiro, a visita guiada intitulada ‘Enterramentos em São Vicente’.

Foram sobretudo portugueses da zona da Grande Lisboa que se inscreveram nesta visita, movidos pelo interesse e curiosidade sobre o tema, e também sobre a sua relação com o monumento. Ao longo da visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente vários aspetos como: a história dos vários cemitérios que se encontravam na colina onde o mosteiro se fez erguer, os relicários que nele se encontram, os túmulos antropomórficos achados debaixo do solo da sacristia, as práticas de mumificação aplicadas aos reis da 4ª dinastia, os motivos que levaram várias famílias a desejarem serem sepultadas nos claustros do Mosteiro, o projeto do Cardeal Cerejeira para o Panteão dos Patriarcas, a propaganda por detrás do Real Panteão dos Bragança e ainda a história de pessoas ilustres que no Mosteiro também foram sepultadas como a mãe de Santo António, o Cardeal Mota ou o cavaleiro lendário D. Henrique da Palma.

Como tem sido prática, a visita temática terminou num local habitualmente não visitável: o carneiro (depósito de ossadas!). Foi com entusiasmo que os visitantes acompanharam a visita. Maria João Alves de Castro, uma das participantes, considerou a visita “um extraordinário evento muito vivo”.

A próxima visita temática será sobre ‘A História do Patriarcado de Lisboa’ e irá realizar-se no dia 7 de março, às 10h30. Nela, o visitante poderá descobrir mais sobre a sua fundação e a sua relação com a História de Portugal.

texto por Joana Santos
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES