Lisboa |
Coronavírus
Cáritas Portuguesa aumenta ajuda à população
<<
1/
>>
Imagem

A Cáritas Portuguesa estendeu a sua ajuda a um maior número de pessoas devido à pandemia da Covid-19 a afetar o país e o mundo. A informação foi revelada pelo presidente do organismo, que lamenta não poder auxiliar ainda mais. “Não tantas quantas aquelas que desejaríamos, porque também os recursos, dado a dimensão do problema, são escassos”, reconheceu Eugénio Fonseca, à Renascença.

Este responsável garantiu ainda que todas as Cáritas diocesanas estão a funcionar, “algumas fazendo atendimentos não presenciais”, e destacou “o reforço que as Cáritas estão a fazer no apoio alimentar, sobretudo às pessoas que estão mais isoladas”. “Também algumas das Cáritas estão a articular as suas ações com as juntas de freguesia das suas dioceses, de acordo com a disponibilidade de cooperação que possa existir nessas juntas ou mesmo nos centros de saúde”, explicou.

Sobre o peditório nacional da Semana da Cáritas, que iria decorrer entre 12 e 15 de março e foi adiado, assim como o Ofertório das Missas do Dia da Cáritas, Eugénio Fonseca admite que deverá ser marcada uma nova data, uma vez que, “para a maioria delas, esta é a única fonte de receita para poderem, ao longo do ano, ajudarem as pessoas e as famílias mais carenciadas” em ajudas tão básicas e essenciais como “o pagamento de rendas de casa em atraso, medicamentos, eletricidade, água, gás (...), suportar encargos com a educação dos filhos”. Sem estas pequenas ajudas, “tudo vai ser mais complicado (...), iremos ter maiores problemas sócio económicos que já estão a começar e que vão agravar”, prevê o presidente da Cáritas Portuguesa.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
De entre as muitas mensagens que recebi sobre a pandemia do Covid-19, uma reteve especialmente a minha...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Onde está a Igreja nesta guerra mundial, que é a pandemia do coronavírus? Está, como sempre esteve, na...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES