Lisboa |
www.escutismoemcasa.pt
Escuteiros de casa em casa a tornar o mundo melhor
<<
1/
>>
Imagem

O CNE – Corpo Nacional de Escutas lançou uma página na internet (www.escutismoemcas.pt), para ligar “todas as iniciativas, recomendações, iniciativas, jogos, partilha, tele reuniões”. “A página www.escutismoemcasa.pt aglomera todas as propostas e participações de todo o país, incluindo todas as recomendações, documentos oficiais, regras de comportamento. Mas também desafios, atividades à distância e em casa que mobilizem todas as estruturas. Vídeos, imagens, desenhos, diretos e sobretudo atividades escutistas como o treino de nós e construções, a preparação para as promessas, a discussão dos diversos temas que cada agrupamento elegeu como condutor das atividades do ano”, informa um comunicado acerca desta iniciativa, que tem como lema ‘De casa em casa a tornar o mundo melhor!’.

O Corpo Nacional de Escutas “tem cerca de 73 000 elementos no ativo e neste momento de grande contenção tem procurado tirar partido de todas as suas valências para manter ativos os mais novos e para colocar ao serviço das comunidades os mais velhos”, acrescenta a nota, exemplificando: “O Ministério da Educação recorreu aos escuteiros no país para poder fazer chegar aos alunos sem recursos digitais, trabalhos e livros e outros materiais didáticos para que também estes possam manter regularidade na sua vida de quarentena. Diversos outros organismos, como a Proteção Civil, as juntas de Freguesia e organismos locais de solidariedade têm vindo a solicitar o apoio dos escuteiros que têm dado apoio em atividades de proteção, contenção, vigilância, montagem de tendas e preparação de situações de acolhimento, na mais elevada condição de cuidado e proteção dos intervenientes, tendo o CNE garantido o seguro de acidentes, que apesar de tudo exclui doenças em geral e do covid19 em particular. Neste momento há 25 agrupamentos no terreno em ação, com cerca de 200 escuteiros. Monção, Tavira, Vila Real, Lisboa, Porto, Oeiras, Amarante, Lourinhã, Carregado, Santiago do Cacém, e Ovar e concelhos limítrofes, são algumas das localidades”.

O comunicado do CNE apela ainda aos portugueses para contarem “com os escuteiros”. “De casa pela internet, na rua nas equipas de apoio, nas igrejas em transmissões diretas, nas famílias criando laços e atividades, os escuteiros nunca estiveram tão ativos”, assegura a nota.

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A encíclica «Fratelli tutti» (FT) é uma corajosa invocação de S. Francisco de Assis, a lembrar-nos que...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Deo gratias! No passado dia 10 de Outubro, foi beatificado Carlo Acutis, um jovem italiano de 15 anos, falecido em 2006.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES