
O Papa Francisco convocou para esta sexta-feira, 27 de março, os fiéis do mundo inteiro para um momento especial de oração e bênção, com início às 17h00 portuguesas (18h00, em Roma), para “responder à pandemia do vírus com a universalidade da oração”, segundo explicou. A celebração vai ter lugar no adro da Basílica de São Pedro, com a Praça de São Pedro vazia de fiéis, e pode ser vista em direto na RTP1 ou no site do Vaticano.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) associou-se a este momento de oração com o Santo Padre. “A Igreja em Portugal empenha-se em promover, mediante os meios de comunicação social à sua disposição, a participação dos fiéis católicos e dos cristãos de outras confissões religiosas na Satio orbis que o Papa Francisco realizará às 18.00H (hora de Roma) de sexta-feira, dia 27 de março corrente, no adro da Basílica São Pedro”, refere um comunicado da CEP, reforçando: “Procuremos participar vivamente neste intenso momento de oração convocado pelo Santo Padre”.
Pensada para estes tempos de pandemia de Covid-19, foi o próprio Francisco que lançou a iniciativa, há cinco dias, no final do Angelus do passado Domingo, 22 de março. “Na próxima sexta-feira, 27 de março, presidirei a um momento de oração no adro da Basílica de São Pedro, com a praça vazia. A partir de agora convido todos a participar espiritualmente através dos meios de comunicação social. Escutaremos a Palavra de Deus, elevaremos a nossa súplica, adoraremos o Santíssimo Sacramento, com o qual, no final, darei a Bênção Urbi et Orbi, à qual será unida a possibilidade de receber a indulgência plenária. Queremos responder à pandemia do vírus com a universalidade da oração, da compaixão, da ternura. Permaneçamos unidos. Façamos sentir a nossa proximidade às pessoas mais sozinhas e provadas. A nossa proximidade aos médicos, profissionais de saúde, enfermeiros e enfermeiras, voluntários... A nossa proximidade às autoridades que devem tomar medidas duras, mas para o nosso bem. A nossa proximidade aos polícias, com os soldados que procuram manter a ordem nas ruas, para que seja cumprido o que o governo nos pede para o bem de todos. Proximidade a todos”, anunciou.
Na audiência-geral de quarta-feira, dia 25, o Papa recordou o convite para este momento de oração. “Renovo o meu convite para participar espiritualmente, através dos meios de comunicação, na oração que vou presidir nesta sexta-feira, às 18 horas, junto à Basílica de São Pedro. Após escutar a Palavra de Deus e a adoração do Santíssimo Sacramento, seguir-se-á a bênção Urbi et Orbi, com a respetiva indulgência plenária”, lembrou.
Momento de oração com o Papa Francisco através do site do Vaticano: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/events/event.dir.html/content/vaticanevents/pt/2020/3/27/uniti-in-preghiera.html
![]() |
José Luís Nunes Martins
A vida é uma luta constante, na qual é preciso que cada um de nós escolha com sabedoria as lutas em que entra, em que momento e com que estratégia.
ver [+]
|
![]() |
P. Manuel Barbosa, scj
1. Uma lei para matar.
Após um longo processo legislativo, que andou pelas mentes dos deputados sem...
ver [+]
|