01.04.2020
Roma |
Santa Missa celebrada na capela da Casa Santa Marta
Papa pede aos jornalistas para ajudarem as pessoas a não se sentirem isoladas

Na Missa na Casa Santa Marta desta quarta-feira, 1 de abril, o Papa Francisco dirigiu o seu pensamento aos profissionais da comunicação, para que ajudem as pessoas a suportar este período de isolamento devido à pandemia de coronavírus. “Hoje, gostaria que rezássemos por todos aqueles que trabalham nos media, que trabalham para comunicar, hoje, para que as pessoas não se encontrem tão isoladas; pela educação das crianças, pela informação, para ajudar a suportar este tempo de fechamento”, rezou o Santo Padre.
Nesta celebração matinal, o Papa apontou depois, na sua homilia, a “verdadeira identidade do cristão”. “Aqueles que permanecem na Palavra de Jesus têm a sua identidade cristã. E qual é? ‘Sois verdadeiramente meus discípulos’. A identidade cristã não é uma carteira que diz ‘eu sou cristão’, uma carteira de identidade: não. É o discipulado. Tu, se permaneces no Senhor, na Palavra do Senhor, na vida do Senhor, serás discípulo. Se não permaneces, serás um que tem simpatia pela doutrina, que segue Jesus como um homem que faz muita beneficência, é tão bom, que tem valores justos, mas o discipulado é propriamente a verdadeira identidade do cristão”, garantiu Francisco, sublinhando depois que o discipulado “dará a liberdade”: “O discípulo é um homem livre porque permanece no Senhor. E ‘permanece no Senhor’, o que significa? Deixar-se guiar pelo Espírito Santo. O discípulo deixa-se guiar pelo Espírito, por isso o discípulo é sempre um homem da tradição e da novidade, é um homem livre. Livre. Jamais sujeito a ideologias, a doutrinas no seio da vida cristã, doutrinas que podem ser discutidas... permanecer no Senhor, é o Espírito que inspira”.texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
![]() |
José Luís Nunes Martins
O amor é firme, paciente e tranquilo. Aprende-se a amar e a humildade de nunca se dar por satisfeito é a razão pela qual não tem fim.
ver [+]
|
![]() |
P. Manuel Barbosa, scj
Temos nos ouvidos, nos olhos e no coração as belíssimas imagens da JMJ Lisboa 2023 e as intensas mensagens que o Papa Francisco nos deixou.
ver [+]
|
EDIÇÕES ANTERIORES