Lisboa |
apagar
Cardeal Marto anuncia que 13 de maio não terá peregrinos

O Bispo de Leiria-Fátima anunciou hoje que a peregrinação aniversária de maio, nos dias 12 e 13, será celebrada sem a habitual multidão de peregrinos. “É com muita dor e tristeza de alma e coração, mas também com grande sentido de responsabilidade que neste momento comunico que o Santuário de Fátima irá celebrar a Grande Peregrinação Internacional Aniversária de maio sem peregrinos fisicamente presentes, sem a presença física de peregrinos, como tem sido habitual”, revelou D. António Marto, numa mensagem vídeo divulgada dia 6 de abril. 

Segundo o cardeal português, “suspender esta peregrinação de maio nos moldes habituais é um ato de responsabilidade pastoral e também um profundo ato de fé”. “Comunico com o coração em lágrimas, porque sei da importância deste momento, em particular para tantos milhares de peregrinos que aqui vêm em busca de um alimento, de conforto e de paz para o ano inteiro”, frisa.

A decisão do Santuário de Fátima surge no contexto da situação de emergência que o país e o mundo atravessam, devido à pandemia provocada pelo Covid-19. “Peço a todos que compreendam que, em virtude da pandemia e da necessidade de evitar a propagação do vírus, esta é a única decisão sensata e responsável que poderíamos tomar. Não podemos correr riscos! Não podíamos de modo algum permitir que o nosso Santuário se tornasse centro ou foco de contágio para o país e para o mundo”, refere D. António Marto. “Esta decisão assenta no respeito pelos próprios peregrinos, por todos nós, pelo bem comum da saúde pública e reflete a nossa fé de cidadãos responsáveis e solidários. Este tempo ordena-nos que fiquemos em casa”, acrescenta o Bispo de Leiria-Fátima.

Embora o programa da Peregrinação Aniversária das Aparições de Nossa Senhora não esteja decidido na sua totalidade, na noite do dia 12 de maio será recitado o rosário, com o lucernário e, no dia 13 de maio, será celebrada a missa internacional. Segundo informa o Santuário de Fátima, as principais celebrações na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima serão transmitidas pelos meios de comunicação social e digital. “Mesmo estando em nossas casas viveremos esse momento em espírito de peregrinação. O Recinto do Santuário estará vazio, mas não deserto. Ainda que separados fisicamente, estaremos todos aqui espiritualmente unidos como Igreja com Maria, de modo intenso, com o coração cheio de fé”, lembra o cardeal, na mensagem vídeo dirigida a todos os peregrinos.

“Não se peregrina só a pé e com os pés ou com a deslocação física. Também se peregrina com a mente e o coração, quer dizer, fazendo uma peregrinação interior na busca de luz e de verdade, de regeneração e de cura, de conforto espiritual e de paz, no encontro do peregrino consigo mesmo, com a Mãe celeste e com o mistério de Deus, para continuar a caminhar com a força da esperança!” esclarece ainda D. António Marto.

 

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES