Lisboa |
Páscoa 2020
“Esta Páscoa tem de ser inteiramente de Deus”
<<
1/
>>
Imagem
O Cardeal-Patriarca de Lisboa convidou a viver a Páscoa, em temos de pandemia, colocando as “preocupações” e “restrições” nas mãos de Deus, em oração. “As tantas preocupações que se vão juntando, queremos transformá-las em oração, quer dizer, não as queremos viver sozinhos, queremos vivê-las com Deus, um Deus que está sempre presente e é sempre criador de vida, recriador dela quando está a perigar ou mesmo que possa desaparecer”, refere D. Manuel Clemente, numa intervenção em vídeo para a Agência Ecclesia. “Por causa destas circunstâncias, esta Páscoa tem de ser inteiramente de Deus, com uma disponibilidade total da nossa parte”, acrescenta.

Na mensagem, o Cardeal-Patriarca recorda ainda as limitações materiais e de pessoal que “pesam” sobre as várias instituições de solidariedade. “Desde que esta crise sanitária surgiu, nós ficamos, por um lado, mais restritos na nossa atuação pastoral, impedidos de estar tão próximos das pessoas, fisicamente, como gostamos de estar, e é para isso que estamos”, assinala, desejando “uma Santa Páscoa, como Deus quiser, que será sempre da melhor maneira possível”.

Lembrando ainda que os párocos não podem celebrar com o povo, mas não deixam de celebrar “pelo povo”, D. Manuel Clemente deixa um incentivo às redes familiares e comunitárias, mesmo sem presença física, para que dediquem uma “atenção espiritual” às suas vidas. “Dirijo a todos os votos de uma Santa Páscoa, ou seja, de um tempo de Páscoa que seja de Deus em nós. Não a que gostaríamos de fazer, só por nós, nos âmbitos famílias, comunitários, como é costume e bom costume”, conclui o Cardeal-Patriarca de Lisboa.

 

A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Patriarca de Lisboa e o Bispo de Aveiro, Presidente da Comissão para a Educação Cristã e Doutrina...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Começo por lembrar sentidamente a partida de Frei Mateus Cardoso Peres, O.P. (1933-2020), personalidade...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES