Lisboa |
Previsto para 15 e 16 de maio, em Torres Vedras
Patriarcado adia Congresso da Pastoral Sócio Caritativa
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarcado de Lisboa adiou, para data a definir, o Congresso Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa, que estava agendado para os dias 15 e 16 de maio, em Torres Vedras. A informação foi avançada pelo Departamento da Pastoral Sócio Caritativa e da Federação Solicitude, em carta enviada ao clero da diocese, e é justificada pelo novo coronavírus.

Segundo a missiva, assinada pelo cónego Francisco Crespo, diretor deste departamento, a nova data para a realização desta iniciativa “está dependente da disponibilidade do senhor Cardeal Patriarca [D. Manuel Clemente] e do D. Américo [Bispo Auxiliar de Lisboa, responsável por esta área da pastoral], bem como do desenrolar da situação de pandemia que estamos a viver”.


O apelo a uma caridade inventiva

Este sacerdote recorda ainda que o ano pastoral 2019-2020, no Patriarcado de Lisboa, é dedicado à caridade e tem como tema ‘Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias’ (CSL, nº 53). “Neste Ano da Caridade, Deus colocou-nos perante uma realidade difícil, dolorosa, cheia de interrogações, que desafia cada um de nós a viver um amor/serviço que nos desinstala dos nossos planos bem elaborados, deixando-nos um campo imenso de trabalho que tem que ser trilhado a partir das nossas fragilidades e da fragilidade de cada pessoa concreto”, lembra o cónego Crespo, sublinhando que “estes constrangimentos não deverão ser motivo para que a nossa ação sócio caritativa deixe de acontecer junto daqueles que mais sofrem e sobretudo daqueles que são e serão vitimas das consequências físicas e económicas que advirão desta crise que estamos a viver”.

Para o diretor do Departamento da Pastoral Sócio Caritativa do Patriarcado de Lisboa, a Igreja precisa de “uma caridade inventiva que responda às necessidades de cada comunidade”.

texto e foto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
No passado dia 18, ocorreu o centenário do nascimento de São João Paulo II. O último Papa a ser canonizado...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
À memória de João Gomes, discípulo do Cardeal Cardijn e dirigente da JOC. Vivemos um estranho paradoxo.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES