Lisboa |
De segunda-feira a sábado, às 18h30, no canal YouTube do Educris
‘Catequese em nossa casa’ tem início hoje
<<
1/
>>
Imagem

Seis dias por semana, de segunda-feira a sábado, os mais novos vão poder ver e participar no ‘Catequese em Nossa Casa’, no canal Educris no Youtube (www.youtube.com/canaleducris), sempre às 18h30.

A iniciativa conjunta do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), Sector da Catequese de Lisboa e Agência Ecclesia vai levar aos mais novos, do 1.º ao 6.º catecismo, encontros de catequese, com cerca de 20 minutos, correspondentes ao 3º bloco de cada um dos catecismos da infância. “Na segunda-feira teremos o 1.º catecismo, na terça-feira é a vez do 2.º catecismo e assim sucessivamente até sábado”, explica o diretor do SNEC, Fernando Moita, ao Educris. As catequeses “são dirigidas às crianças que as poderão acompanhar juntamente com a família” e, “de preferência, tendo consigo o catecismo”, sustenta o responsável.

Para o diretor do Sector da Catequese de Lisboa, padre Tiago Neto, o ‘Catequese em Nossa Casa’, agora em versão online, vem em contraponto “com o que habitualmente costumamos pensar acerca da catequese”. “Normalmente olhamos para a catequese como uma estrutura antiga e pesada. A verdade é que este tempo tem revelado uma grande dinâmica a nível paroquial, diocesano e nacional, e esta é mais uma proposta para ajudar”, considera, em declarações ao Educris.

Segundo este sacerdote, é fundamental “não encher as pessoas com propostas extras” pois “a catequese já tem um programa e um plano formativo” e interessa “desenvolver e proporcionar”.

 

Complemento à catequese paroquial

Fernando Moita afirma que “esta nova proposta não substitui o que está a ser realizado pelas paróquias e dioceses, através do trabalho valioso dos catequistas”, mas quer ser “complemento e chegar aos que estão mais isolados ou desanimados”.

Cada sessão de catequese será preparada e apresentada por um catequista com dinâmicas próprias de cada catecismo. “Podemos esperar novidades e interatividade entre a sessão de catequese e as crianças que nos acompanharem”, revela o padre Tiago Neto.

O Educris convida, em comunicado, a “seguir esta iniciativa com a hastag #catequesemnossacasa”. “Conheça, nas redes sociais, mais iniciativas da Catequese em Portugal neste tempo de pandemia com a hastag #catequesenãopára e com atualização diária em www.educris.com”, acrescenta a nota.

A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Patriarca de Lisboa e o Bispo de Aveiro, Presidente da Comissão para a Educação Cristã e Doutrina...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Começo por lembrar sentidamente a partida de Frei Mateus Cardoso Peres, O.P. (1933-2020), personalidade...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES