Lisboa |
‘Eu Acredito’
Cardeal-Patriarca vai assinalar centenário do nascimento de São João Paulo II
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa vai presidir, no próximo dia 18 de maio, segunda-feira, às 19h00, a uma Missa que assinala os 100 anos do nascimento de Karol Wojtyla. A celebração será transmitida online pelas páginas YouTube, Facebook e MEO Kanal (210021) do Patriarcado e decorrerá na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa.

Esta iniciativa é organizada pelo ‘Eu Acredito’, um grupo que congrega jovens de várias paróquias, movimentos eclesiais e serviços diocesanos do Patriarcado. “É um convite a que os jovens e famílias rezem em suas casas, estando em comunhão com a Igreja para agradecer a vida e o ministério do Papa Santo”, explica a organização, que também aponta esta iniciativa como uma “oportunidade de partilha entre gerações que, unidas em oração e em comunhão com toda a Igreja, inspirem cada um a ‘não ter medo de ser santo’, como nos desafiou Wojtyla”.

Karol Wojtyla nasceu a 18 de maio de 1920 em Wadowice, uma localidade perto de Cracóvia, na Polónia, e foi ordenado padre em 1946. Em 1967, o Papa Paulo VI nomeia-o Cardeal e, em 1978, é eleito Papa. Durante o seu pontificado, o Papa João Paulo II dedicou uma atenção especial aos jovens com a criação da Jornada Mundial da Juventude, cuja próxima edição terá lugar em 2023, em Lisboa.

 

 

‘Eu Acredito’

O ‘Eu Acredito’ nasceu a partir dos jovens portugueses que, em 2010, se juntaram para acolher o Papa Bento XVI na sua visita a Portugal. Três anos mais tarde, este grupo composto por jovens de vários movimentos, grupos paroquiais e serviços diocesanos, voltou-se a reunir num gesto de agradecimento ao Papa, na sequência da sua renúncia ao ministério de Bispo de Roma. Em 2017, na celebração do Centenário das Aparições em Fátima, e “com o desejo de renovar a missão confiada aos pastorinhos – rezar e transformar os nossos corações ‘para alcançar a Paz para o mundo, e o fim da guerra’”, segundo explica a organização, “os jovens voltaram a comprometer-se com a Igreja, mostrando que estão com o Papa, e que querem levar Nossa Senhora de Fátima ao Mundo”.

Neste ano 2020, em que se assinalam 100 anos do nascimento de São João Paulo II, o ‘Eu Acredito’ volta a unir-se ao Papa no centenário do nascimento do fundador da Jornada Mundial da Juventude.

texto por Filipe Teixeira
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Patriarca de Lisboa e o Bispo de Aveiro, Presidente da Comissão para a Educação Cristã e Doutrina...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Começo por lembrar sentidamente a partida de Frei Mateus Cardoso Peres, O.P. (1933-2020), personalidade...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES