Lisboa |
Semana Laudato Si' (17 a 24 de maio)
Patriarcado de Lisboa associa-se a Vigília Ecuménica
<<
1/
>>
Imagem

O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), do Patriarcado de Lisboa, associou-se à Vigília Ecuménica que decorre nesta quinta-feira, 21 de maio, às 21h30, no âmbito da Semana Laudato Si’ (17 a 24 de maio), convocada pelo Papa Francisco.

“O IDFC associa-se à Vigília Ecuménica preparada em conjunto pela Rede Cuidar da Casa Comum, as Igrejas Cristãs do COPIC e a Aliança Evangélica. Será um tempo simultaneamente dinâmico e de recolhimento, de partilha e fortemente comunitário, em que alternam momentos de inspiração diversa, como seja, oração, cânticos, textos bíblicos e poesia, reflexão, entre outros”, refere um comunicado.

A Vigília Ecuménica vai decorrer através da página de Facebook da Rede Cuidar da Casa Comum, e tem como tema ‘(Que) Novos Céus e Nova Terra?’ (2 Pe 3,13).

 

‘Tudo está interligado’

Recorde-se que o Papa Francisco convidou os católicos a celebrar a Semana Laudato Si’, com o tema ‘Tudo está interligado’, para assinalar os cinco anos da encíclica, que decorre até ao próximo Domingo, 24 de maio, em todo o mundo. “O grito da terra e o grito dos pobres não aguentam mais. Cuidemos da criação, dom do nosso bom Deus criador. Celebremos juntos a Semana Laudato Si’”, desafia o Papa, num vídeo divulgado pelo Vaticano, a propósito desta iniciativa.

No arranque desta semana, que aconteceu no passado Domingo, 17 de maio, Francisco relacionou a urgência desta iniciativa com a situação mundial causada pela Covid-19. “Nestes tempos de pandemia em que tomamos mais consciência de cuidar da nossa casa comum, desejo que toda a reflexão e empenho comum ajudem a criar e a fortificar atitudes construtivas para o cuidado da Criação”, observou, no final da oração do Regina Coeli.

 

 

Uma inspiração

Em Portugal, a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, numa breve nota, afirma que a encíclica ‘Laudato Si’ é “uma inspiração nos momentos de dificuldade que estamos a viver”. “Encoraja-nos a refletir sobre os valores que partilhamos e anima-nos a criar um futuro mais justo e sustentável”, frisam os bispos. “Com o tema desta Semana – ‘Tudo está interligado’ – sentimo-nos unidos a todos os povos do mundo, pedindo ao Senhor a luz necessária para discernir os caminhos da ecologia humana integral, na procura do bem concretamente possível”, acrescenta a nota, sugerindo a visita ao site https://laudatosiweek.org/pt/home-pt.

 

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Patriarca de Lisboa e o Bispo de Aveiro, Presidente da Comissão para a Educação Cristã e Doutrina...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Começo por lembrar sentidamente a partida de Frei Mateus Cardoso Peres, O.P. (1933-2020), personalidade...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES