Lisboa |
Mensagem do Cardeal-Patriarca por ocasião do recomeço das celebrações com fiéis
Regresso das Missas comunitárias com “muito entusiasmo” e “cautela”
<<
1/
>>
Imagem
Video

Numa mensagem vídeo, divulgada nesta quarta-feira, no programa ‘3 DICAS’, do Jornal Voz da Verdade, o Cardeal-Patriarca de Lisboa manifestou-se entusiasmado com a retoma das celebrações comunitárias e pediu “cautela” para que o “vírus muito astucioso” não aproveite algum “descuido” para se propagar.

 

 

Tal como foi anunciado, as celebrações comunitárias vão recomeçar, em Portugal Continental, no próximo fim-de-semana (30 e 31 de maio), Solenidade de Pentecostes. Segundo D. Manuel Clemente, a data “é uma boa altura” para que este recomeço aconteça porque “é o Espírito de Cristo que nos conduz, também da maneira mais acertada para que o Evangelho continue, as nossas celebrações também e tudo aquilo que é a vida de Cristo no mundo possa acontecer”.

Na mensagem dirigida a todos os diocesanos, o Cardeal-Patriarca lembrou os exemplos de Igreja doméstica que este tempo de confinamento veio desenvolver e as transmissões online das celebrações, que se realizaram durante os últimos meses. “Tudo isto, eu creio que continuará como complemento das celebrações habituais com povo, como, a pouco e pouco, e muito cuidadosamente, se puderem fazer”, assegurou.

Na mensagem, D. Manuel Clemente apela ainda ao respeito das recentes orientações da Conferência Episcopal Portuguesa e das indicações das autoridades de saúde. “Temos muita vontade de nos encontrarmos, mas sabemos que temos ainda por diante um vírus muito astucioso que aproveitará qualquer descuido da nossa parte para grassar negativamente”, alertou.

O Cardeal-Patriarca de Lisboa deseja que este novo tempo, em contexto de pandemia, “corra muito bem”, e lembra a importância das equipas de acolhimento que se estão a formar, nas diferentes comunidades paroquiais, contribuindo para que “as coisas, a pouco e pouco, possam ir tomando rumo”.

texto por Filipe Teixeira
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES