Lisboa |
Sector da Catequese de Lisboa
“Formar em toda a vida cristã revelou-se desafiante neste período de pandemia”
<<
1/
>>
Imagem

O diretor do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa pediu a todos os catequistas da diocese para que “ninguém” lhes roube a “alegria missionária”. O padre Tiago Neto destacou ainda a postura destes agentes durante a pandemia.

“Assim como a primeira comunidade apostólica viveu tempos de medo e insegurança, a presença de Jesus Ressuscitado e do seu Espírito fê-los desconfinar e sair para a anunciar o Evangelho. Que nada nem ninguém nos roube a alegria missionária!”, escreveu este responsável, na apresentação do ‘Programa e calendário da Catequese de Lisboa’, para o ano pastoral 2020-2021.

Para o padre Tiago Neto, “a experiência do período de pandemia” manifestou “o importante papel que a catequese tem junto dos catequizandos, famílias e comunidades cristãs”. “Tendo por missão ajudar o batizado a viver a vida cristã em todos os momentos da vida, a catequese visa alimentar e sustentar a sua fé, ajudando-o a interpretar o que vive à luz da fé. Formar em toda a vida cristã revelou-se particularmente desafiante neste período de pandemia ao qual os catequistas responderam com dedicação e zelo apostólico em fazer que a ninguém falte o pão da palavra de Deus. Criatividade, tentativa, audácia são expressão firme de que a catequese de Lisboa procurou que a luz do Evangelho pudesse chegar a muitos ajudando-os a habitar as possibilidades do seu quotidiano”, frisou.

O programa da catequese para o próximo ano tem como tema ‘Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias, reconstruindo as redes de relação’. “Neste ano, em particular, temos perante nós a árdua tarefa de nos irmos adaptando ao que as circunstâncias nos exigirem”, apontou o sacerdote.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES