Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
A marca da fé (contada em podcast)
<<
1/
>>
Imagem

Estamos a iniciar um novo ano pastoral, com muitos desafios pela frente, tendo em conta o contexto em que nos encontramos, motivado pela pandemia da covid-19. Bem sabemos que se colocam muitas perguntas sobre o que está a acontecer, quando se fazem comparações de dados estatísticos relacionando com o número de mortes, de várias origens. No entanto, vai-se percebendo que temos de ir aprendendo a viver com ritmos novos, diferentes, com cuidados adicionais, procurando, acima de tudo, colocar a vida do outro em primeiro lugar. Isto é, saibamos olhar pelo outro e cuidar do outro, pela responsabilidade que temos, uns pelos outros.

Mas, este ano, também inicia com desafios para o nosso jornal. Com a pandemia, inicialmente, tivemos de suspender a impressão em papel, continuando com o trabalho diário nas plataformas online; criámos um programa semanal, o ‘3 DICAS’, de formato vídeo em direto, para dar a conhecer a realidade da Igreja na diocese, em tempo de pandemia; e fomos alimentando as redes com informação produzida em regime de teletrabalho. Com o desconfinamento, retomámos a versão papel do jornal, e o programa ‘3 DICAS’ cumpriu a sua missão, tendo terminado no final do mês de julho, com a suspensão para férias.

Todo o trabalho que realizamos, de modo profissional e com profissionais, é informativo, noticioso, cuidado, rigoroso, e procura dar a conhecer a realidade da Igreja na Diocese de Lisboa, com uma janela aberta para o país e para o mundo. Contudo, sentíamos a necessidade de continuar a ter uma presença diferente no online, como complemento ao trabalho que vamos fazendo diariamente; e, por isso, vamos iniciar em outubro a publicação de um podcast (ficheiro áudio que se descarrega a partir de plataformas de distribuição num smartphone ou computador), com o objetivo de dar a conhecer vidas comuns. ‘Leigos que contam - Um podcast sobre a missão dos cristãos no dia-a-dia’ é um projeto que procura ser uma forma de valorizar vidas comuns das nossas comunidades, de pessoas que não estão na ribalta, mas que se destacam pela sua fé, dedicação e serviço aos outros.

Este podcast terá a forma de entrevista gravada, em formato áudio, será publicado, numa primeira fase, quinzenalmente, com a possibilidade de vir a ser semanal, e conta com a colaboração de todos os nossos leitores. Porque vão ser histórias de vida em Igreja, contadas na primeira pessoa, mas propostas por outros leigos. Isto é, pretendemos que sejam os leigos a olharem à sua volta, a identificarem essas vidas que marcam e a fazerem-nos chegar, desde já, através do email vozverdade@patriarcado-lisboa.pt, os nomes dos leigos que contam. Porque a vida pode ter sempre a marca da fé.

 

Editorial, pelo P. Nuno Rosário Fernandes, diretor p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A encíclica «Fratelli tutti» (FT) é uma corajosa invocação de S. Francisco de Assis, a lembrar-nos que...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Deo gratias! No passado dia 10 de Outubro, foi beatificado Carlo Acutis, um jovem italiano de 15 anos, falecido em 2006.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES