Lisboa |
Paróquia de Santo Antão do Tojal recebe Nossa Senhora do Cabo Espichel
Uma presença que “marca” e desafia à vida partilhada
<<
1/
>>
Imagem

A Paróquia de Santo Antão do Tojal voltou a receber, no passado fim-de-semana e após 25 anos, a Imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel. Junto dos fiéis, o Cardeal-Patriarca apelou a tomar como exemplo o ‘sim’ de Nossa Senhora, colocando os talentos recebidos à disposição de todos, “sobretudo daqueles que mais precisam”. “Ensinando-nos isto, ensina-nos tudo, tudo o que precisamos de saber”, assegurou D. Manuel Clemente.

 

Vinte e cinco anos passaram desde a última visita da Imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel à Paróquia de Santo Antão do Tojal, na Vigararia de Loures-Odivelas. Então como agora, neste tempo de pandemia, o Círio dos Saloios não perde a vitalidade, mas ganha um novo “contexto”, apontam os paroquianos que viram o plano das festas ser reduzido, por recomendação das autoridades de saúde. Para o Cardeal-Patriarca de Lisboa, que presidiu à Missa no último Domingo, 4 de outubro – dia seguinte à chegada da Imagem à paróquia –, as “limitações” dos festejos, provocadas pela pandemia, não tornam este momento “menos fervoroso” ou “intenso”. “Estes círios que vão passando de freguesia em freguesia continuam a ser muito importantes. Nunca perderam a sua vitalidade e sempre ressurgem, sejam quais forem as circunstâncias – e há séculos que isto acontece – concretamente com este Círio de Nossa Senhora do Cabo, também chamado Círio dos Saloios. Continua com esta vitalidade, de freguesia em freguesia, de quarto em quarto de século, a visitar as populações e, sempre, marcando a vida das pessoas”, referiu D. Manuel Clemente, manifestando o desejo de que o encerramento da visita, marcado para daqui a um ano, “já possa ser feita com mais concorrência de povo, com toda aquela alegria, quer religiosa, quer das manifestações profanas que, normalmente e justamente, acompanham esta romagem de Nossa Senhora do Cabo”.

 

Vida partilhada

Na celebração dominical que foi transmitida em direto pela TVI, o Cardeal-Patriarca partiu da Liturgia da Palavra, que comparava “o povo de Deus com uma vinha que Deus planta”, para alertar os fiéis a estarem disponíveis para colocar os seus talentos a render para os outros. “Aquilo que nós temos em vez dos outros, é aquilo que nós temos para os outros”, assegurou D. Manuel Clemente, reforçando que “o bem que fazemos para os outros faz ricochete também para nós”.

Segundo o Cardeal-Patriarca, este apelo para pôr a render o que se recebe de Deus encontrou também cumprimento pleno na vida de “Nossa Senhora do Cabo, com o seu Menino ao colo”. “Tudo quando recebe de Deus, Maria nos oferece nessa graça plena que por Ela veio ao mundo e que se chama Jesus Cristo, Nosso Senhor”, assinalou, manifestando o desejo de que esta Imagem, durante este ano de permanência em Santo Antão do Tojal, seja, para todos, “o exemplo do que devemos ser diante da vida, diante dos nossos, diante de todos e, sobretudo, diante daqueles que não têm ninguém que trate deles e que estão desamparados e frágeis”. Na homilia da Missa, D. Manuel Clemente desejou ainda que esta presença de Nossa Senhora do Cabo Espichel “constitua um incentivo a receber a vida como um dom de Deus, mas como um dom que tem de se retribuir, ao próprio Deus, de quem provém, e a todos os outros, porque não há maior alegria de Deus do que ver que os seus filhos são bem tratados, são bem acolhidos, bem acompanhados”. “Tenho a certeza que Nossa Senhora do Cabo vos irá ensinar tudo isto, com a sua presença silenciosa e forte, aqui neste bonita Igreja de Santo Antão do Tojal, oferecendo o seu Menino, que cuidou, e dizendo a todos que é isto a vida que Deus quer: que nós recebamos de Deus aquilo que Ele nos oferece, mas que não acaba em nós, que tem de chegar a todos e, sobretudo, aos mais pequenos e frágeis. Ensinando-nos isto, ensina-nos tudo, tudo o que precisamos de saber: que a vida é um dom de Deus que nós recebemos, para distribuir por todos, sobretudo por aqueles que mais precisam”, resumiu D. Manuel Clemente.

 

“Renovação da comunidade”

Após um ano na Paróquia de Lousa (ver caixa), a Imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel chegou à Paróquia de Santo Antão do Tojal na tarde do passado sábado, 3 de outubro. O pároco, padre Tiago Neto, assegura, ao Jornal VOZ DA VERDADE, que esta presença “pode ser um sinal de esperança e um sinal que pode ajudar as pessoas a terem ânimo, perante os desafios que este tempo apresenta”. A pandemia obrigou a trocar os planos, mas não demoveu o empenho da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Cabo Espichel que começou a preparar a visita há mais de um ano e meio. A celebração da chegada da Imagem realizou-se com as contingências necessárias, mas os festejos populares foram sendo cancelados ao longo do tempo de preparação. “As pessoas foram-se adaptando e foi feito um caminho de confronto com a realidade, tentando fazer o possível com as condições que temos”, salienta o padre Tiago, que, apesar das contingências, interpreta a presença da Imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel como uma ocasião para a “renovação da comunidade”. “É uma oportunidade para agregar outras pessoas, para possibilitar que a paróquia consiga ser um lugar irradiador de fraternidade no contexto da comunidade local. A paróquia não está aberta só para si, mas está aberta para todos”, refere o jovem sacerdote, que, na preparação deste acontecimento, contou com a ajuda de vários paroquianos, que se lembram da última passagem do Círio Saloio, há 25 anos. “Quase todos os membros da comissão estiveram presentes. Há 25 anos, eram praticamente todos jovens e lembram-se. Há também pessoas que guardam memória de entes queridos que faleceram e que também participaram”, aponta o padre Tiago, assegurando que “a narrativa religiosa da comunidade vai decorrendo à volta da passagem da Imagem de Nossa Senhora do Cabo, de 25 em 25 anos”.

Devido à pandemia, o programa anual dos festejos será avaliado pontualmente, mas terá, para já, o foco na “dimensão espiritual e cultural, com iniciativas ligadas à música” e, “se as condições permitirem”, a comissão de festas “tem o objetivo de fazer outro tipo de iniciativas, nomeadamente alguma festa, alguma presença mais ativa nas comunidades, algum trabalho de proximidade e de visita às populações locais”, assegura o pároco.

 

Uma oportunidade

Nuno Soares é o presidente da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Cabo da Paróquia de Santo Antão do Tojal e está ligado, há vários anos, ao associativismo naquela região. Para este leigo, o contexto atual que obrigou a algumas mudanças no planeamento das festas, é visto como “uma oportunidade para se olhar mais para o essencial, para a dimensão religiosa”. “Acho que devíamos aproveitar esta época em que vivemos para refletirmos mais. É essencial fazermos isso. É muito importante, até pela tradição que eleva o respeito das pessoas e pelo que significa”, assegura, ao Jornal VOZ DA VERDADE. Neste leigo – que, juntamente com mais vinte pessoas, trabalhou na preparação dos festejos – reside ainda a esperança de que seja possível, ainda neste ano pastoral, conseguir uma “presença maior da Imagem junto da comunidade”, até pelo facto de esta “aldeia” não ser “muito dada a festas”. “É uma comunidade que tem muita gente que veio de fora, que vieram para cá morar. Por vezes não sentem as coisas como os locais e queremos tentar dinamizar isso”, assegura Nuno Soares.

 

_______________


A Imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel encontra-se na igreja paroquial de Santo Antão do Tojal, que está aberta no período das Missas de Domingo (12h00) e de quinta-feira (19h00). Através de marcação junto da paróquia também é possível visitar a Imagem noutros horários.

 

_______________


Paróquia de Lousa convocada à oração do Rosário

No balanço da passagem da Imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel pela Paróquia de São Pedro de Lousa, entre setembro do ano passado e este mês de outubro, os responsáveis destacam as iniciativas realizadas em prol do culto a Nossa Senhora, que “convocou a comunidade à oração do Rosário, à celebração eucarística semanal em sua honra e à reunião, para orar e refletir junto da sua Imagem” todos os dias 20 de cada mês, revela uma ata, elaborada por ocasião da passagem da Imagem para a paróquia de Santo Antão do Tojal.

No mesmo documento, que foi enviado ao Jornal VOZ DA VERDADE, lê-se que, mesmo com as contingências provocadas pela pandemia, a Imagem “congregou as crianças e jovens da Catequese”, “visitou à porta doentes e idosos isolados, possibilitando consolação, paz e esperança aos utentes dos lares da freguesia e do Centro Social Paroquial”. A Imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel regressará à Paróquia de Lousa em 2045.

texto por Filipe Teixeira; fotos por Filipe Teixeira e D.R.
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES