Lisboa |
apagar
Igreja apela a “um justo, mas difícil equilíbrio” para o não encerramento dos cemitérios

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou a que os cemitérios não sejam encerrados na solenidade de Todos os Santos (1 de novembro) e na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos (2 de novembro). “É certo que não depende da Igreja a gestão da grande maioria dos cemitérios nacionais. Confiamos, porém, que as autarquias e entidades que os tutelam saberão interpretar as exigências do bem comum encontrando um justo, mas difícil equilíbrio entre os imperativos de proteger a saúde pública e o respeito pelos direitos dos cidadãos”, salienta uma nota do Conselho Permanente da CEP, recordando que estes dias são “intensamente sentidos pela piedade dos fiéis católicos do nosso país”.

A Igreja sublinha que “a impossibilidade de exprimir de forma sensível e concreta saudades e afetos também é causa de sofrimento e de doença”, e considera ser “sensato que se imponham medidas suplementares de proteção”. “Mas não seria apropriado o encerramento completo dos cemitérios”, reforça a nota.

Informações: www.conferenciaepiscopal.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES