Podcast |
‘Leigos que contam - Um podcast sobre a missão dos cristãos no dia a dia’
Estórias que evangelizam
<<
1/
>>
Imagem

Contar histórias de vida e de fé dos cristãos, no mundo. É este o objetivo do podcast ‘Leigos que contam - Um podcast sobre a missão dos cristãos no dia a dia’, uma iniciativa do Jornal VOZ DA VERDADE que teve início em outubro e vai na sua terceira emissão. “O podcast é um modo diferente de evangelizar”, aponta o diretor do semanário do Patriarcado de Lisboa, padre Nuno Rosário Fernandes, que conduz este novo programa com estórias de fé.

 

“Esta iniciativa do podcast pretende, acima de tudo, ir um pouco mais ao encontro daquilo que é a necessidade de o jornal estar nos meios tecnológicos. O Jornal VOZ DA VERDADE é um jornal com mais de 80 anos, tem uma história na nossa diocese, e é um jornal que se destaca, sobretudo, por aquilo que é a sua publicação em papel; mas, tendo em conta os tempos que estamos a viver, e também a própria evolução da tecnologia, quisemos, de alguma forma, acompanhar aquilo que são estes novos tempos e fazer uma proposta diferente, trazendo histórias de pessoas, de pessoas muito concretas, contadas de uma forma diferente”. É desta forma que o diretor do Jornal VOZ DA VERDADE, padre Nuno Rosário Fernandes, apresenta o podcast ‘Leigos que contam - Um podcast sobre a missão dos cristãos no dia a dia’, uma iniciativa que quer dar destaque aos leigos das comunidades cristãs. “Feito através de uma gravação, o podcast, que é uma espécie de um programa de rádio, quer no fundo trazer testemunhos de leigos que contam na vida, que contam na sociedade, e que vêm contar uma estória”, assinala o sacerdote, justificando ainda o duplo significado do título do novo podcast, ‘Leigos que contam’: “A palavra ‘contam’ tem um duplo sentido. São leigos que contam uma estória, que contam sobretudo a sua história de fé – o que pretendemos é trazer estórias de gente que se destaca, de alguma forma, na sua comunidade, no movimento em que está, na vida, pela forma como vive a fé e como assume e testemunha a fé, no seu dia-a-dia –; por outro lado, este ‘que contam’ porque são pessoas que têm um peso, um significado, uma importância, ou seja, esta pessoa conta muito, conta naquilo que é o seu meio, na sua comunidade, é alguém que se destaca”.

 

Procurar a proximidade

No tempo do confinamento, o semanário do Patriarcado de Lisboa produziu o programa ‘3 DICAS’ –  uma rubrica semanal de entrevistas e debates sobre vários temas, que teve lugar em direto, através de videoconferência, entre abril e julho. Agora, no início de mais um ano pastoral, o jornal procura inovar com a criação de um podcast, uma iniciativa que também extravasa a publicação em papel. “No tempo do confinamento, sentimos que havia esta necessidade de estar em contacto direto com as pessoas de um modo diferente. E o vídeo proporciona essa proximidade. Este formato podcast, através de áudio, é digamos o recorrer a um estilo diferente de comunicação. Sabemos que a rádio, de alguma forma, tem uma proximidade muito grande junto das pessoas, pelo imaginar quem está do outro lado, o tentar perceber um pouco a fisionomia da outra pessoa ou, a partir daquilo que é uma voz, tentar identificar a pessoa... a rádio, em si, tem este mistério. O podcast é um formato digital – não é fazer rádio –, e é um formato muito próprio de fazer comunicação”, realça o padre Nuno Rosário Fernandes, que tem conduzido as emissões deste novo podcast da Igreja de Lisboa, partilhando a sua experiência neste campo: “O podcast é um formato próprio da internet, que surgiu em meados dos anos 2000, por volta de 2005-2006 sensivelmente. Pessoalmente, tinha já um pouco esta experiência, dessa época precisamente, e foi o retomar de uma experiência que, a mim, também me diz muito. Na minha forma de fazer comunicação, fui recorrer, um pouco, a esta metodologia para trazer estórias, histórias de vida, histórias de leigos”.

 

Vidas muito concretas

Este novo podcast é publicado quinzenalmente, às quintas-feiras, e teve, até agora, três episódios (ver caixa). “Estes testemunhos, para já, mostram de facto vidas muito concretas. Começámos com o testemunho de uma jovem, de uma paróquia na periferia de Lisboa, Mafra, que mostrou a forma como ela, enquanto jovem, tem vivido a sua vida de fé – e nós, nos exemplos que já apresentámos, procuramos ir sempre ao encontro de histórias de fé, desde a infância até ao ser adulto. Estes episódios, sobretudo, têm-nos mostrado uma diversidade daquilo que é a forma de viver a fé, a diversidade na própria história de vida e o modo de enfrentar a vida nesta dimensão da fé”, resume o padre jornalista.

O padre Nuno destaca que “a fé tem um peso muito grande na vida das pessoas”, mas “nem toda a gente faz a descoberta da fé da mesma forma”. “No segundo episódio, por exemplo, tivemos um testemunho de alguém em que a fé contou muito para aquilo que foi a sua vida, porque, tendo enfrentado uma dificuldade de saúde – a amputação das duas pernas –, a fé, ali, foi o seu grande motor, foi a sua grande ajuda, o seu pilar, no fundo, para a continuidade da sua vida, uma vida com alegria e testemunho de alegria”, frisa, sublinhando que “este podcast pretende também ser um pouco isto: que a partir da história de cada um, seja também uma oportunidade de ajuda para aqueles que possam ouvir estas estórias”.

O terceiro episódio, que é também o mais recente e foi publicado na última semana, trouxe a história de um médico. “É muito interessante ver, até na sua história de vida, enquanto jovem, a sua participação na guerra, em África, e a forma como ele, enquanto médico, também esteve na guerra, e o problema que teve de enfrentar por ter caído de um helicóptero – por causa desse salto, ficou com um grave problema de coluna, que se reflete até hoje. Mas este homem, apesar das suas dificuldades e das limitações, não deixou nunca de testemunhar a sua fé e sobretudo empenhou-se naquilo que foi uma grande obra para a paróquia de Sintra, que foi a construção da Igreja de São Miguel. Estivemos com ele, precisamente na Igreja de São Miguel, que é um lugar que lhe diz tanto, para ele nos contar essa estória. No fundo é isto: queremos trazer histórias concretas de vida de leigos que contam no mundo”, partilha o diretor do jornal.

 

Histórias (sempre) atuais

Convidado a fazer um balanço destas três emissões já transmitidas, o padre Nuno Rosário Fernandes salienta que o podcast ‘Leigos que contam’ “ainda é novidade”, e que “as pessoas ainda estão a tomar conhecimento deste projeto”. “A vantagem do podcast é que os episódios ficam em arquivo e, em qualquer altura, é possível ouvir, é possível recorrer, é possível retomar uma história. Até porque as histórias não são temporais, são histórias intemporais que se podem ouvir em qualquer altura e têm sempre atualidade”, garante este sacerdote.

O diretor do Jornal VOZ DA VERDADE deixa ainda o convite aos leitores do semanário diocesano para “ouvirem e divulgarem” o novo podcast. “Naquilo que é este projeto, o convite que fazemos é que as pessoas ouçam e, sobretudo, divulguem. Queremos chegar sempre a mais pessoas, porque o objetivo do jornal é evangelizar, e o podcast é um modo diferente de evangelizar”, assegura o padre Nuno Rosário Fernandes.

 

________________


“Tragam-nos histórias”

O diretor do Jornal VOZ DA VERDADE deixa um pedido, aos leitores e aos ouvintes, para enviarem, para o email do semanário do Patriarcado de Lisboa (vozverdade@patriarcado-lisboa.pt), nomes de cristãos, das suas paróquias, dos seus movimentos, que gostariam de ouvir no podcast ‘Leigos que contam’. “O apelo que fazemos é que nos tragam histórias, que nos comuniquem histórias de vida, comuniquem nomes de pessoas de uma determinada comunidade cristã. Se há pessoas que se destacam na sua fé, então que nos deem a conhecer, para nós irmos ao encontro e podermos, também, contar a história dessas vidas, porque são leigos que contam”, desafia o padre Nuno Rosário Fernandes.

 

________________


Conheça os episódios já transmitidos no podcast ‘Leigos que contam’

Ep. 1 - Jovens que saem do sofá

No episódio de estreia do programa ‘Leigos que contam - Um podcast sobre a missão dos cristãos no dia a dia’, a jovem Filomena Jacinto, da paróquia de Mafra, contou como tem vivido este tempo de pandemia como oportunidade de missão, e partilhou ainda os desafios de viver a fé no dia a dia. Este episódio 1 do podcast foi disponibilizado no passado dia 1 de outubro.

 

Ep. 2 - “Deus deu-me uma nova oportunidade”

Isabel da Fonseca testemunha a alegria de ter encontrado, em Deus, uma vida nova. A experiência da amputação das duas pernas não retirou a alegria de viver, antes lhe deu uma alegria diferente para partilhar. Neste segundo episódio do podcast do Jornal VOZ DA VERDADE, que foi publicado no dia 15 de outubro, o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Daniel Henriques surpreendeu esta leiga da paróquia de Algés-Miraflores.

 

Ep. 3 - O médico chamado a construir uma igreja

Neste episódio conhecemos a vida de Francisco Santos Alves, um médico que, em Sintra, ficou com o seu nome gravado na história da construção da Igreja de São Miguel, que, neste ano 2020, comemora 25 anos de dedicação. O terceiro, e mais recente episódio do podcast ‘Leigos que contam’, foi colocado na internet no passado dia 29 de outubro.

 

________________


O que é um podcast? E onde ouvir?

Um podcast é um ficheiro áudio ou multimédia, divulgado com periodicidade regular e com conteúdo semelhante ao de um programa de rádio, que pode ser descarregado da internet e ouvido no computador, num smartphone ou em dispositivos próprios (nomeadamente leitores mp3, mp4 e iPods).

O podcast ‘Leigos que contam - Um podcast sobre a missão dos cristãos no dia a dia’ pode ser escutado quinzenalmente, às quintas-feiras, através das aplicações Podbean, Apple Podcasts e também no Spotify. No site do jornal (www.vozdaverdade.org), estão também disponíveis todos os episódios desta iniciativa.

Informações: https://leigosquecontam.podbean.com

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES