Lisboa |
Conselho Pastoral Diocesano
Órgão diocesano refletiu sobre os desafios trazidos pela pandemia
<<
1/
>>
Imagem

Na reunião do Conselho Pastoral Diocesano que decorreu na manhã do passado dia 29 de novembro, via online, o Cardeal-Patriarca de Lisboa salientou que, perante os desafios causados pela pandemia, “é importante estarmos todos [no mesmo barco] e olharmos por todos”, como Igreja, para que o “anúncio do Reino” possa acontecer.

Na reunião que refletiu sobre as consequências da pandemia na vida pastoral e os desafios que se colocam, sobretudo no “acompanhamento espiritual” e na “participação eucarística e sacramental”, D. Manuel Clemente destacou as iniciativas que foram surgindo nas famílias e a preocupação com os idosos, para os quais defendeu “mais acompanhamento, também com mais valorização”. No campo da comunicação, o Cardeal-Patriarca defendeu que esta “oportunidade missionária” trazida e impulsionada pelos meios de comunicação durante a pandemia, “é para manter”, complementando com o que já existia. Na sua última intervenção, D. Manuel Clemente destacou ainda as “comunidades que se redescobriram”, quer no apoio a quem mais precisa, quer até com novas formas de acolhimento paroquial.

Na intervenção inicial, o Cardeal-Patriarca de Lisboa tinha apontado ainda como metas para o atual ano pastoral a realização da Assembleia Sinodal (de avaliação), prevista para 18 e 19 de junho, e o Congresso da Pastoral Socio Caritativa, agendado para os dias 14 e 15 de maio.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES