Lisboa |
Semana do Consagrado (26 de janeiro a 2 de fevereiro)
Cristãos convidados a rezar para que os consagrados sejam fiéis e felizes
<<
1/
>>
Imagem

A Conferência Episcopal Portuguesa pediu aos cristãos para rezarem pelos consagrados. “Na Semana do Consagrado, os cristãos são convidados a rezar, de forma especial, por todos os consagrados, para que sejam fiéis e felizes. Damos graças a Deus pelos homens e mulheres que, nas variadas formas de consagração, permaneceram fiéis ao espírito e ao compromisso que assumiram. Esta fidelidade é razão forte para se sentirem felizes e para merecerem o reconhecimento de toda a Igreja e da própria sociedade”, manifesta a mensagem para a Semana do Consagrado 2021, com o tema ‘Consagrados: fiéis e felizes?’. Escrita pelo presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, D. António Augusto de Azevedo, o texto salienta que, “nestes tempos em que predomina a cultura do provisório que instiga ao experimentalismo, a fidelidade aos compromissos, sobretudo aos que implicam a entrega da totalidade da vida na lógica do evangelho, é desvalorizada”. “Talvez isso ajude a perceber melhor a razão pela qual à nossa volta há tanta gente insatisfeita e insegura, pessoas com medo de tomar decisões e outras ainda com as marcas da frustração ou as feridas do fracasso”, observa a mensagem, garantindo que, neste “contexto”, a “fidelidade na vida consagrada é ainda mais posta à prova e enfrenta desafios mais exigentes”.

 

Fidelidade e compromisso comunitário

Este documento da Igreja portuguesa destaca ainda que “a fidelidade foi sempre apresentada como caraterística essencial do amor, do divino e do humano”. “Na vida dos consagrados, a fidelidade é uma exigência dirigida a homens e mulheres enraizados no amor de Cristo, verdadeiramente livres e conscientes de que a graça de Deus pode realizar esta e outras maravilhas nas suas vidas”, assegura o texto de D. António Augusto, apelando ainda a “um renovado compromisso comunitário” que “favoreça a construção de comunidades cristãs mais evangélicas e por isso mais fraternas”. “Para que a fraternidade não fique numa proclamação bonita ou num ideal utópico e vazio, o mundo precisa do testemunho profético de comunidades religiosas orantes, acolhedoras, alegres, o que só acontece quando elas vivem unidas em autêntica fraternidade. A fidelidade e a felicidade na vida consagrada estão indissociavelmente ligadas a uma vivência comunitária marcada pelo amor fraterno, a entreajuda, a partilha da fé e dos bens, o diálogo intergeracional”, garante o prelado.

Nesta Semana do Consagrado de 2021 (26 de janeiro a 2 de fevereiro), a Conferência Episcopal Portuguesa pede a intercessão de São José, patrono da Igreja, “para que proteja todos os consagrados e consagradas”. “A ele que foi homem fiel e justo, pai amado, pai na ternura, na obediência, no acolhimento, pedimos que guie o caminho dos consagrados na fidelidade a Jesus Cristo e ao seu evangelho, na fidelidade à Igreja e à sua missão, segundo os carismas próprios”, termina a mensagem.

 

__________________ 

 

Oração “Maria fiel e perseverante”*

 

Maria, mulher fiel,

que escutaste com docilidade

o Espírito de verdade que procede do Pai,

por meio do teu Filho Jesus,

ensina-nos a conservar o dom da vocação

e a redescobrir, a cada dia, a vitalidade.

Olhamos para ti,

para contemplar a obra de Deus

que regenera a nossa capacidade de amar

e cura a nossa fidelidade ferida.

Olhamos para ti,

perseverantes no seguimento,

cústódia vigilante e amante da Palavra (cf. Lc 2,19;2,51b),

para admirar em ti a planitude da vida

de quem na fidelidade produz muito fruto.

Olhamos para ti,

perseverantes aos pés da Cruz (cf. Jo 19,25),

para estar ao lado das infinitas cruzes do mundo,

onde Cristo ainda é Crucificado

nos pobres e nos abandonados,

para lhes levar conforto e partilha.

Olhamos para ti,

perseverantes com os Apóstolos

na oração (cf. At 1,12-14),

para arder no amor que jamais se apaga,

caminhar na alegria

e afrontar os desafios e as desilusões, sem afãs.

Maria, Mulher fiel, ora por nós,

obtém-nos do teu Filho e nosso Redentor

uma fé viva e enamorada,

uma caridade humilde e operosa,

para vivermos o dom da fidelidade na perseverança,

selo humilde e alegre da esperança. Ámen.

 

* Oração proposta no documento ‘O dom da fidelidade a alegria da perseverança’, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, da Santa Sé

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES