Lisboa |
Clínica Psiquiátrica de São José, em Lisboa
Eucaristia e concerto marcam Dia Mundial do Doente
<<
1/
>>
Imagem
Video

A Clínica Psiquiátrica de São José, das Irmãs Hospitaleiras, em Lisboa, vai assinalar, esta quinta-feira, 11 de fevereiro, o XXIX Dia Mundial do Doente, com a celebração da Eucaristia, às 11h00, e um concerto do padre João Paulo Vaz, autor da letra do hino da JMJ Lisboa 2023, a partir das 14h30. Estes dois momentos vão ter transmissão online, na página no Facebook da instituição.

Esta iniciativa tem como tema ‘Celebrar o bálsamo precioso da proximidade’, inspirado na Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Doente 2021. “Está em causa a proximidade pessoal e comunitária, como o próprio Papa afirma”, refere um comunicado da Clínica Psiquiátrica de São José, centro das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

De referir que o concerto ficará depois disponível no canal YouTube da Clínica Psiquiátrica de São José. 

 

Mais família

Num vídeo de preparação deste Dia Mundial do Doente, publicado no YouTube, o capelão da Clínica Psiquiátrica de São José, frei Hermínio Araújo, fez um convite à unidade. “Deixo um convite a que nos unamos todos, neste dia, enquanto família hospitaleira. Sabemos muito bem que quando vivemos tempos mais difíceis, nós somos mais família”, sublinhou.

Como forma de celebrar este dia, o sacerdote franciscano convidou todos a “ler a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Doente”, que tem como tema ‘«Um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos» (Mt 23, 8). A relação de confiança, na base do cuidado dos doentes’. “O Papa Francisco, nesta mensagem, faz como que um elogio de reconhecimento das relações de proximidade. Por isso, ao lermos esta mensagem, lembramos muito das afirmações que são feitas na encíclica ‘Fratelli tutti’. Sublinho este convite à proximidade”, apontou frei Hermínio Araújo, reforçando: “Deixo o convite a cuidarmos uns dos outros, a cuidar da proximidade amiga, fraterna, hospitaleira. Realmente, em tempos mais difíceis nós somos mais família”.

 

 

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES