

Consciencializar para a temática da perseguição religiosa. É este o objetivo da Fundação AIS - Ajuda à Igreja que Sofre para esta Quaresma, com o ‘Calendário de Oração’ com 40 histórias de entrega para este tempo litúrgico de preparação da Páscoa.
“Durante a Quaresma, a Fundação AIS tenciona honrar e recordar aqueles que heroicamente ofereceram a sua vida por Deus e pelos seus irmãos. Não estamos a investigar o passado ou tempos distantes. Todos os testemunhos são do século XXI. Aqui e agora somos testemunhas da dedicação dos nossos irmãos e irmãs na fé. Poderia haver muitos mais, que não incluímos por razões de espaço. Este calendário é um pequeno sinal da nossa gratidão e admiração”, refere a AIS, em comunicado.
Intitulado ‘Mártires e Heróis por Amor’, este calendário dá a conhecer episódios marcantes da vida de cristãos perseguidos. “Em cada dia da Quaresma é apresentado um caso de um cristão que levou até ao extremo a sua fidelidade a Jesus”, salienta a nota, referindo que “para receber o calendário basta preencher o formulário na página da Fundação AIS.
“Todos os dias podiam ter optado por fugir do Iraque, Síria, Iémen, Burkina Faso, Nigéria, Índia ou Paquistão, onde ser cristão pode significar a morte. Podiam ter calado a sua fé, emigrado para outro país mais pacífico, ter olhado para o lado diante da corrupção e da injustiça. Mas escolheram seguir o Mestre, tomar a cruz de cada dia, imolar-se pelos seus irmãos e levar o amor de Deus até ao último recanto da terra”, lembra a fundação, a propósito dos cristãos retratados neste ‘Calendário de Oração’. “E depois da morte e de tanto sofrimento, a Ressurreição. É por isso que estas mulheres e estes homens corajosos que apresentamos colocam acima de tudo o perdão, a reconciliação, a paz, a fé, a entrega, a simplicidade, a alegria, a lealdade e a confiança. Em suma, o amor”, acrescenta o comunicado, convidando os portugueses à oração: “Aproxime-se de cada um deles em cada dia da Quaresma, conheça-os, ouça-os... e verá como esse Amor com maiúscula penetrará fortemente no seu coração. Não se esqueça de rezar por eles”.
![]() |
José Luís Nunes Martins
A vida é uma luta constante, na qual é preciso que cada um de nós escolha com sabedoria as lutas em que entra, em que momento e com que estratégia.
ver [+]
|
![]() |
P. Manuel Barbosa, scj
1. Uma lei para matar.
Após um longo processo legislativo, que andou pelas mentes dos deputados sem...
ver [+]
|