Lisboa |
Domingo II da Quaresma
Senhor dos Passos da Graça com Missa e bênção à cidade
<<
1/
>>
Imagem

A tradicional procissão do Senhor dos Passos da Graça, que teve início em 1587 e decorre habitualmente no Domingo II da Quaresma, foi este ano cancelada, mas mantém-se a Missa e a bênção à cidade de Lisboa.

A informação foi revelada pelo provedor da Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça, entidade responsável, desde o primeiro dia, por este cortejo. “Para nós, é motivo duma grande tristeza, mesmo compreendendo que não podemos fazer as coisas como fazíamos todos os anos. Esta Irmandade existe desde 1586 e fazemos sair esta procissão desde 1587, ininterruptamente. Portanto, para nós, é motivo duma grande tristeza, mas iremos adaptar-nos”, garantiu Francisco Mendia, em entrevista à Renascença.

A Missa do Senhor dos Passos da Graça tem lugar no próximo Domingo, dia 28 de fevereiro, às 11h00, e vai ser presidida por D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa. “O senhor D. Américo, no final da Missa, irá dar a habitual bênção à cidade de Lisboa, no Largo da Igreja da Graça”, anunciou este responsável.

A celebração vai ser transmitida, em direto, pela página da Irmandade no Facebook, mas também pelos canais do Patriarcado de Lisboa (no YouTube, no Facebook  e no MeoKanal 210021), da Ecclesia e da Renascença. “É o possível este ano”, lamenta Francisco Mendia.

 

Ligação à cidade

Desde há 434 anos que a procissão do Senhor dos Passos da Graça evoca a Paixão e morte de Jesus Cristo, retratando a Via Sacra de Jerusalém, percorrendo as ruas de Lisboa e juntando centenas e centenas de pessoas. “Desde o seu início, o povo de Lisboa aderiu muito a esta devoção que nós temos ao Senhor dos Passos e é uma procissão que atravessa o coração de Lisboa: estamos a falar duma procissão que sai da Igreja de São Roque e vai até à Igreja da Graça, são perto de três quilómetros”, lembra o provedor da Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça, Francisco Mendia.

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES