JMJ Lisboa 2023 |
JMJ Lisboa 2023
Novos terços convidam à oração
<<
1/
>>
Imagem

Foram apresentados os Terços JMJ Lisboa 2023. São três versões que, “do ponto de vista pastoral, é um convite à oração”, segundo refere uma nota do Gabinete de Comunicação da jornada.

“Num país marcadamente de tradição mariana como Portugal, o terço não poderia deixar de ser um dos elementos identificadores da JMJ, a par do logotipo e hino oficiais. Aliás, alegrou-nos muitíssimo a mensagem do senhor Presidente da República que partilhou connosco a intenção de o Papa Francisco desejar visitar Fátima no contexto da JMJ”, referiu D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

Os novos terços foram produzidos precisamente em Fátima. “Nos três modelos criados, o cordão do terço é em fio de algodão. Duas versões são em madeira, uma trabalhada e outra mais simples, e outra usa o plástico reciclado como matéria-prima. As peças assumem a preocupação ambiental, com algumas caraterísticas peculiares, como o facto de em cada terço de plástico ser usado material reciclado equivalente a 35 tampas de garrafa de água”, salienta o comunicado, sublinhando que “comunicar para todos, nomeadamente através da linguagem inclusiva (braile e pictogramas), é uma prioridade da JMJ Lisboa 2023 que está presente nas embalagens dos terços, em papel reciclado”. Os novos terços estão à venda desde o dia 15 de abril. “Tendo como ponto de partida a identidade gráfica da Jornada, o Terço integra como elementos centrais a Cruz da JMJ Lisboa 2023, e, no passador, o lema da JMJ 2023, definido pelo Papa Francisco: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39). Nas contas do Pai-Nosso está a referência «JMJ LISBOA 2023», impressa nos idiomas oficiais (português, espanhol, inglês, francês e italiano)”, refere o comunicado de imprensa.

Com o terço é disponibilizado um folheto com a meditação dos Mistérios do Rosário, com introdução do Cardeal-Patriarca de Lisboa. “Como Maria partiu de Nazaré para a Judeia, até à casa de Isabel, também nós partimos, da convocação do Papa Francisco até ao verão de 2023. Com Maria levamos Jesus, que por nós quer chegar a muitos. Isto mesmo nos convence que só com Jesus e Maria atingiremos o objetivo da JMJ. É por isso que a oração do Terço é tão importante, especialmente agora”, escreve D. Manuel Clemente.

O primeiro momento de oração está agendado para 1 de maio, online, com a participação dos jovens das dioceses portuguesas. “Durante o mês de maio, estará disponível, no site, a versão áudio e em língua gestual portuguesa das meditações propostas para o terço JMJ Lisboa 2023”, informa a nota.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES