Lisboa |
25ª Peregrinação Nacional de Acólitos
Papa desafia acólitos portugueses a serem santos e originais
<<
1/
>>
Imagem

O Papa Francisco enviou uma saudação à 25ª Peregrinação Nacional de Acólitos, pedindo aos acólitos portugueses para serem santos e originais.

“Eis a primeira coisa que Jesus diz a cada um: «sê santo». Querido acólito, ensinaram-te – e é verdade – que, na Santa Missa, aquela pequena partícula de pão torna-se Corpo de Cristo e o vinho do cálice torna-se Sangue de Cristo. Cada vez que te aproximas do Altar, tens a ventura de colaborar de perto para este milagre. Os teus olhos não veem Jesus, mas o coração e os lábios adoram-No”, escreveu o Papa, numa mensagem enviada a D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.

Nesta saudação para a celebração que teve lugar dia 1 de maio, no Santuário de Fátima, o Santo Padre destacou depois que o “serviço de acólito tornar-se-á uma Profissão de fé para a comunidade”, e destacou um segundo pedido: “«Sê santo»: é a primeira coisa que te pede Jesus. E a segunda: «sê original». Querido acólito, como te escrevi em 2019 (não sei se já chegou às tuas mãos, mas escrevi-te...) na Exortação apostólica ‘Cristo vive’, «não serás santo nem te realizarás, copiando os outros. (…) Fazeres-te santo é tomar-te mais plenamente tu próprio, aquele que Deus quis sonhar e criar, não uma fotocópia»”. O Papa Francisco termina a mensagem aos acólitos portugueses (disponível em www.liturgia.pt/acolitos) desejando que São José “guarde e proteja todos os acólitos de Portugal”.

foto por SDA Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A primeira palavra que desejo exprimir hoje é de homenagem à memória do Padre Vítor Feytor Pinto, exemplo...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Fátima é o nome da filha de Maomé, mas é sobretudo o local em que Nossa Senhora apareceu seis vezes,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES