Lisboa |
Publicada a tese de licenciatura em Liturgia do cónego Luís Manuel
“Testemunho de grande consistência e oportunidade”
<<
1/
>>
Imagem

Intitulada ‘Eucaristia e Igreja em Santo Ambrósio de Milão’, a tese de licenciatura em Liturgia no Pontifício Instituto Litúrgico Anselmiano, da autoria do cónego Luís Manuel Pereira da Silva, pároco da Sé falecido em junho do ano passado, foi publicada, em livro, pelo Secretariado Nacional de Liturgia.

A obra foi dada a conhecer este mês de maio, com a sinopse a referir que “dos textos de Santo Ambrósio que o autor comenta neste livro ressaltam dinamismo e participação comunitária, ligando Eucaristia e Igreja”. “Um dinamismo constante, de Deus provindo e para Deus remetendo, comunitariamente atuado. Num passo particularmente elucidativo, o autor detalha, seguindo Santo Ambrósio, o dinamismo eucarístico – eclesial”, salienta o texto, lembrando que o cónego Luís Manuel “não foi apenas um aplicado estudioso das antigas fontes litúrgicas”, mas “como pároco da Sé e formador, concretizou e ensinou o que sabia, aliando o conhecimento à capacidade de comunicação, muito clara e sugestiva”.

O Cardeal-Patriarca de Lisboa assina o prefácio da obra. “Congratulo-me com a publicação deste trabalho académico do Cónego Luís Manuel Pereira da Silva. Falecido o autor e por concluir o texto, fica ainda assim como testemunho de um sério labor, de grande consistência e oportunidade”, escreveu D. Manuel Clemente. “A consistência vem do estudo apurado que fez sobre textos de Santo Ambrósio e que relacionam dois temas cristãos essenciais: Eucaristia e Igreja. A oportunidade advém do modo como o faz, articulando dinamicamente uma e outra, como era próprio do século IV e foi muito sublinhado na doutrina do Concílio Vaticano II e na prática eclesial contemporânea”, acrescentou.

Para o Cardeal-Patriarca, o livro ‘Eucaristia e Igreja em Santo Ambrósio de Milão’ foca a “liturgia realmente ‘mais antiga’”. “O movimento litúrgico que levou à reforma conciliar que recebemos, redescobriu e retomou textos de autores dos primeiros séculos, ainda muito ligados aos gestos fundadores de Cristo e dos Apóstolos. É esta liturgia realmente ‘mais antiga’ que Santo Ambrósio ilustra e Luís Manuel Pereira da Silva nos oferece no seu trabalho tão consistente e oportuno”, garantiu.

Informações: http://bit.ly/livro-eucaristiaeigreja

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES