
O Patriarcado de Lisboa obteve mais de 1600 respostas ao inquérito da receção da Constituição Sinodal. O número foi revelado, ao Jornal VOZ DA VERDADE, pelo secretário do Sínodo Diocesano, cónego Rui Pedro Carvalho. “O balanço do inquérito foi positivo. Até agora, procurámos envolver toda a diocese não só no inquérito, mas numa reflexão de tudo aquilo que foi o caminho sinodal e agora mais concretamente da receção da Constituição Sinodal de Lisboa. Chegaram-nos 1600 respostas, mais alguns contributos por escrito, e, com base nestas respostas, vamos fazer um relatório que, no fundo, na primeira parte vai olhar para estes resultados e o que eles significam, e, a partir daí, tirar algumas conclusões e alguns desafios”, explica este sacerdote, a propósito do inquérito que esteve disponível para resposta, no site do Patriarcado de Lisboa, até ao dia 19 de maio.
O cónego Rui Pedro Carvalho referiu ainda que este documento vai ser “alvo de melhorias” durante a assembleia de avaliação, que vai decorrer nos dias 18 e 19 de junho e que “terá uma parte por videoconferência e outra presencial”. “Vamos ter grupos de trabalhos para trabalhar este relatório, que dará origem a uma mensagem final desta caminhada sinodal”, esclarece o secretário do Sínodo Diocesano de Lisboa.
![]() |
José Luís Nunes Martins
O amor é firme, paciente e tranquilo. Aprende-se a amar e a humildade de nunca se dar por satisfeito é a razão pela qual não tem fim.
ver [+]
|
![]() |
P. Manuel Barbosa, scj
Temos nos ouvidos, nos olhos e no coração as belíssimas imagens da JMJ Lisboa 2023 e as intensas mensagens que o Papa Francisco nos deixou.
ver [+]
|